Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

25ª Mostra: Nova cópia de Vidas Secas recupera luz do sertão

Quarta, 24 de outubro de 2001, 13h16

Hoje é dia do grande cinema brasileiro na 25ª Mostra BR de Cinema com a pré-estréia nacional do clássico Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos, numa exibição única às 15 horas, na Cinemateca, em São Paulo.

Após a sessão, o diretor receberá das mãos de Leon Cakoff o Prêmio Especial Mostra de São Paulo, por sua contribuição ao cinema brasileiro.

Será uma oportunidade rara de rever o filme, numa cópia inteiramente renovada que restaura a ousadia da fotografia, que estourava a luz de um modo revolucionário em sua época e procurava reproduzir a intensa luminosidade do Nordeste -- que está no centro da tragédia da história, adaptada do famoso romance de Graciliano Ramos.

A restauração do filme foi uma façanha. Afinal, o negativo não existe mais e a cópia master perdeu a cor. Como o filme é em preto-e-branco, esta perda de cor significa que a fotografia não tinha mais o contraste original.

Todos estes danos obrigaram a que a restauração fosse feita num lento trabalho de monge, quadro a quadro. Agora, o filme poderá ser visto em todo o seu esplendor, juntamente com Meu Compadre Zé Ketti, curta do diretor que relembra a figura do famoso sambista, ator em diversos de seus filmes, como Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957).

Neusa Barbosa/ Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade