A comédia dinamarquesa Italiano para Principiantes, em cartaz na 25ª Mostra BR de Cinema, é candidatada à indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, anunciou na quarta-feira o Instituto de Cinema da Dinamarca. O filme da diretora Lone Scherfig sobre dinamarqueses que fazem um curso noturno de italiano ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim este ano.
A produção foi feita com um orçamento de apenas 840.630 dólares, mas já se tornou sucesso estrondoso na Dinamarca, onde um quinto da população adulta já foi assisti-la desde sua estréia, em dezembro passado.
Italiano para Principiantes foi produzido no chamado estilo Dogma, criado pelo diretor dinamarquês Lars Von Trier, usando câmeras carregadas na mão e sem efeitos especiais.
O filme, cuja estréia nos Estados Unidos está prevista para janeiro, foi enviado à Academia de Artes e Ciências do Cinema para tentar conseguir uma indicação ao Oscar.
Scherfig espera repetir o êxito de dois outros filmes dinamarqueses que ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro no passado: A Festa de Babette, de Gabriel Axel, em 1987, e Pelle, o Conquistador, de Bille August, em 1989.
A lista de indicações para o Oscar deverá ficar pronta em fevereiro.