Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

25ª Mostra: Trilogia Aktan Abdykalykov é destaque da segunda

Segunda, 29 de outubro de 2001, 19h13

Uma das mais recentes revelações do cinema do leste europeu, Aktan Abdykalykov exibe nesta segunda, na 25ª Mostra BR de Cinema, sua trilogia de fundo autobiográfico: O Balanço (1993), vencedor de prêmios nos festivais de Locarno e Potsdam, O Filho Adotivo (1998), o único já lançado comercialmente no Brasil, e O Chimpanzé (2001).

Aos 44 anos, este ex-pintor, assistente de cenografia e direção de arte, vem se firmando como um criador de imagens excepcionais, capazes de fixar-se por muito tempo na memória dos espectadores, bem como iluminar temas que preocupam tanto os camponeses do Quirguistão, seu país natal, uma ex-república soviética, quanto pessoas comuns de qualquer parte do mundo.

Tendo como ator principal o próprio filho do diretor, Mirlan Abdykalykov, a trilogia aborda três momentos na vida de um menino: a infância em O Balanço, a adolescência em O Filho Adotivo e a juventude em O Chimpanzé.

O Balanço
Neste média-metragem de 1993, o primeiro filme da série, um garoto vive numa aldeia do Quirguistão, onde passa o tempo na companhia de um adulto com problemas mentais e de uma jovem que se diverte no balanço empurrado pelos dois amigos.

A câmera de Abdykalykov acompanha o doce movimento do balanço e a textura das árvores em volta, com seus troncos fortes, pintados de branco, e suas grossas raízes espalhadas como longos dedos. As imagens são lentas, sem diálogos, apenas com o ruído ambiente.

Uma concha passa de mão em mão entre crianças e velhos e todos se divertem e imaginam ouvir o barulho do mar.

A chegada de um marinheiro, que se aproxima da jovem, muda o humor do menino, que passa a ver no adulto um inimigo.

O Filho Adotivo
É costume, nesta remota república asiática, as famílias numerosas doarem um dos bebês a casais sem filhos. Avate é uma dessas crianças, mas chega à adolescência ignorando ser um filho adotivo.

Os dias transcorrem, entre uma brincadeira e outra, sem grandes conflitos para Avate, mesmo tendo de conviver com um pai rigoroso e uma mãe ocupadíssima com tarefas cotidianas.

Esta vida tranq ila está prestes a mudar. As transformações começam quando o menino se apaixona por Aynura, a menina que também é alvo das atenções do melhor amigo de Avate. Durante uma brincadeira, o amigo enciumado inicia uma briga e revela que Avate é adotado

O mundo desaba para o garoto que, em desespero, foge de casa. Seu retorno é traumático, pois quando é encontrado recebe a notícia de que a avó está à beira da morte. Mas é no meio do sofrimento que Avate irá resgatar alguns valores que pensava ter perdido, como retomar a velha amizade, ao mesmo tempo que recebe uma acolhida afetuosa do pai.

O Chimpanzé
Enquanto espera a chamada para servir ao Exército, um rapaz de 17 anos passa o tempo numa remota cidadezinha do Quirguistão. Sua vida familiar é complicada, devido ao incurável alcoolismo do pai, que cria sérios problemas de relacionamento com a mãe.

Fora de casa, o rapaz, apelidado de Chimpanzé, por causa de suas grandes orelhas, vive as incertezas do desejo e a procura pelo primeiro amor e a iniciação sexual. Seus amigos são rapazes de mesma idade, todos prestes a embarcar num trem que os levará para o quartel. Será o início da vida adulta.

Enquanto esse dia não chega, eles se divertem na aldeia dançando com as moças de sua idade e brigando com uma gangue rival.

O roteiro, escrito pelo diretor em parceria com o veterano Tonino Guerra, mantém em certos momentos o clima de uma história felliniana, com alguns personagens caricatos e saborosos, como os trabalhadores que fazem a manutenção dos trilhos da ferrovia ou uma jovem gordinha que representa o sonho erótico dos jovens da aldeia.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade