O filho do escritor J.R.R. Tolkien disse que a adaptação para o cinema dos clássicos livros de seu pai, que compõem o épico O Senhor dos Anéis, não fará justiça à história mágica da Terra do Meio. Em nota enviada a jornais e publicada no sábado passado, Christopher Tolkien, que é protetor literário da obra do pai, disse que não desaprova a adaptação, mas desconfia dos resultados.
"Minha posição é: O Senhor dos Anéis é peculiarmente inadequado para a transformação à forma visual dramática", afirmou.
Michael White, biógrafo do professor de Oxford e criador da trilogia, contou recentemente que o autor teria odiado o filme.
"Acho que ele fecharia os olhos", disse White sobre Tolkien, que morreu em 1973 aos 81 anos. "Ele detestava tudo de Hollywood e não acreditava na idéia de que a imitação é a melhor forma de elogio. Como escritor, considero isso comovente."
A Sociedade do Anel, primeiro filme da trilogia baseado nos livros de Tolkien, estreou em Londres na segunda-feira em meio a elogios dos críticos e grande expectativa de bilheteria.