A Austrália e a Nova Zelândia se unirão para promover o turismo americano em ambos os países aproveitando o sucesso do filme O Senhor dos Anéis, rodado em palcos naturais neozelandeses, informaram hoje, terça-feira, meios de comunicação locais.A partir do próximo mês, os dois países investirão um milhão de dólares em uma iniciativa da Comissão Turística Australiana (CTA) e o Escritório neozelandês de Turismo (ONZT), que rompe um ciclo de rivalidades entre ambas as indústrias, que competiam no passado por um mesmo mercado, publicou hoje o jornal Sydney Morning Herald.
A popularidade da primeira das três entregas da adaptação para o cinema da obra de J.R.Tolkien, um filme chamado A Comunidade do Anel, deu a idéia aos governos australiano e neo-zelandês.
Segundo uma porta-voz da CTA, os estudos de mercado mostram que os americanos têm intenção de viajar no próximo ano para a Austrália e a Nova Zelândia, mas é necessário proporcionar maiores incentivos para visitar esta região devido aos temores gerados depois dos atentados do passado 11 de setembro.
A Nova Zelândia já aproveitou a expectativa provocada pelo filme e realizou um vídeo de promoção turística protagonizado pela atriz Lucy Lawless, da série televisiva Xena, a princesa guerreira, que pode ser acessado por Internet e que conduz os visitantes pelos lugares onde foi filmado A Comunidade do Anel.
O filme, primeira entrega da saga O Senhor dos Anéis, dirigida pelo neozelandês Peter Jackson, estréia amanhã, quarta-feira, simultaneamente em todos os mercados, exceto na Itália e no Japão.