O Festival de Cinema de Sundance, maior evento do cinema independente norte-americano, começa na quinta-feira com uma novidade: as celebridades estão loucas para comparecer ao evento. Geralmente, Hollywood e Nova York fazem muxoxo com as ruas tomadas de neve, o sinal ruim do celular e as longas filas nos restaurantes em Park City, Utah, onde ocorre o festival.
Mas em meio à recessão e depois dos ataques de 11 de setembro, que interromperam as exibições de filmes no Festival de Toronto, a turminha independente está em busca da mistura eclética de astros famosos e caras desconhecidas para levantar o astral.
"Realmente tenho a sensação de que as pessoas estão considerando o festival como uma volta ao trabalho e como uma forma de retomar aquilo que as empolga mais", disse o co-diretor do evento, Geoffrey Gilmore.
Alguns dos ingressos mais vendidos de 2002 são dos filmes The Good Girl, com Jennifer Aniston como uma mulher adúltera obcecada pelo amante; One Hour Photo, com Robin Williams como um homem que fantasia conviver com uma família perfeita, e The Dancer Upstairs, estréia de John Malkovich na direção.
Mas sempre há um tititi sobre algum filme de Sundance, e isso muda conforme o evento vai acontecendo. "O que permanece sempre igual é a imprevisibilidade do festival", disse Patrick Gunn, vice-presidente executivo da Artisan Entertainment.
O festival começa na quinta-feira com a prémière mundial de The Laramie Project, produção adaptada da peça de Moises Kaufman baseada na história do assassinato de um garoto homossexual de 19 anos, Matthew Shepard, em Wyoming.