Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, prêmio de melhor filme no Festival de Brasília, será exibido na mostra competitiva destinada a jovens cineastas do 31 Festival de Cinema de Roterdã, que começa nesta quarta-feira e se estenderá até o dia 3 de fevereiro. Também serão exibidos na mostra central o longa Dias de Nietzsche em Turim, de Julio Bressane, e o documentário Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado, prêmio de público na última Mostra BR de Cinema.
O festival de Roterdã, que abre o ciclo de mostras internacionais na Europa, é considerado um dos mais arrojados festivais mundiais, com ênfase para o cinema independente.
Foi em Roterdã que o cineasta brasileiro Carlos Reichenbach tornou-se conhecido no circuito europeu, segundo o crítico Leon Cakoff, diretor da Mostra BR de Cinema.
Roterdã selecionou para este ano 125 longas e mais de 200 curtas. A abertura será com o convidado iraniano Delbaran, do diretor Abolfazl Jalili. O filme mostra o cotidiano de um jovem afegão na fronteira com o Irã.