O Festival de Cinema de Berlim, que inaugura os eventos cinematográficos do ano na Europa, começa nesta quarta-feira com as presenças de Cate Blanchett, Russell Crowe e Catherine Deneuve e um calendário de 400 filmes. Os organizadores prevêem um recorde de público durante os 12 dias de festival, embora os ingressos só tenham sido colocados à venda na segunda-feira. Eles estimam que 420 mil pessoas assistirão às produções em cartaz.
Heaven, do diretor alemão Tom Tykwer (celebrizado em 1998 com Corra, Lola, Corra), vai atrair o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e outros 2.500 convidados à abertura do festival.
O encerramento, em 17 de fevereiro, será marcado pela cerimônia de entrega dos prêmios e a exibição de uma cópia remasterizada da sátira antinazista O Grande Ditador, criada por Charlie Chaplin em 1940.
Entre um filme e outro, o festival terá obras para todos os gostos, criadas para satisfazer desde os mais pacientes até os mais apressados dos cinéfilos.
Road Movie, um curta alemão sobre um carro voador, tem um só minuto de duração. Já o documentário chinês Tiexi District, sobre uma fundição falida, tem nada menos do que cinco horas.
O Festival de Berlim é um dos três maiores festivais de cinema da Europa, ao lado de Cannes e Veneza. "Temos um público grande, especialistas de verdade e 3.400 jornalistas. É um misto explosivo e único", disse o diretor do evento, Dieter Kosslick.
Os fãs e fotógrafos provavelmente vão centrar suas atenções em figuras como Russell Crowe, previsto para comparecer ao lado do diretor Ron Howard para promover Uma mente brilhante.
Vinte e oito filmes -- 18 dos quais terão sua estréia mundial em Berlim -- concorrem ao cobiçado Urso de Ouro, o prêmio máximo do festival.
Entre os filmes inscritos na competição principal figuram The Shipping News, com Kevin Spacey, The Royal Tenenbaums, pelo qual Gene Hackman vem sendo amplamente elogiado, Iris, com Judi Dench no papel da falecida escritora britânica Iris Murdoch, e Monster's Ball, com Billy Bob Thornton e Halle Berry.
Catherine Deneuve é uma suspeita de assassinato no suspense musical francês 8 Femmes e a australiana Cate Blanchett atua em dois filmes na competição.