O diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick decidiu baixar o preço dos ingressos do festival, depois da queda do fluxo de público registrada nos primeiros dias, atribuída ao arredondamento do valor com a mudança para o euro.O preço "de saída" dos ingressos - de sete a doze euros, de acordo com a possibilidade do filme estar ou não no concurso - acarreta algo em torno de 16 a 20 por cento de aumento em relação ao ano anterior, segundo reconheceram fontes do Festival.
A resposta do público foi imediata: as grandes filas nos pontos de venda das entradas foram reduzidas consideravelmente.
O Festival de Cinema de Berlim corria o risco de perder sua reputação de festival mais "popular" do circuito europeu já que, diferentemente de outros eventos, o acesso aos cinemas não está restrito às celebridades ou imprensa, mas é aberto ao público em geral.
Kosslick decidiu neutralizar esse perigo com o rebaixamento dos preços dois dias após a inauguração do Festival, com a esperança de que durante a semana e meia que resta, até o dia 17, consiga remediar os "vazios" iniciais.