A Berlinale conseguiu neste sábado, seu ápice de glamour com a apresentação de Oito Mulheres, um filme de François Ozon que reúne oito estrelas do cinema francês, entre elas Danielle Darrieux, Catherine Deneuve e Emmanuelle Béart. Ozon conseguiu para o filme exatamente "o elenco que tinha desejado" e que superou suas expectativas, pois "não contava que todas as atrizes aceitassem", explicou o diretor em entrevista coletiva depois da apresentação.
Esse elenco inclui as primeiras destaques francesas de várias gerações começando por Danielle Darrieux e acabando pela adolescente Ludivine Sagnier, além das já citadas Deneuve e Béart, assim como Isabelle Huppert, Fanny Ardant, Virginie Ledoyen e Firmine Richard.
O roteiro é, segundo o definiu o próprio Ozon, "muito democrático", pois diferente dos filmes com muitas estrelas em que a maioria faz apenas aparição fugazes, em "Oito mulheres" todas têm um papel de peso e todos importância similar.
O filme é uma mistura de diversos gêneros cinematográficos, da comédia musical ao suspense, passando pela paródia-homenagem ao cinema clássico.
Atuam apenas mulheres, unidas por diversas atitudes a um mesmo homem que supostamente acaba de ser assassinado.
No meio das cenas, Ozon introduziu pequenos números musicais em que as atrizes cantam e dançam canções populares francesas.
Outros dois filmes apresentados no programa oficial são muito diferentes: Brucio nel vento do italiano Silvio Soldini, uma história de amor realista, mas muito poética entre imigrantes checos na Suíça; e um filme de desenhos animados, Spirited Away, do japonês Hayao Miyazaki.