Catherine Deneuve e sete francesas iluminaram o Festival de Cinema de Berlim no sábado, com um filme de suspense musical, no evento até agora dominado pelos temas pesados do racismo, imigração e violência. 8 Femmes (oito mulheres) teve sua prémière no sábado em Berlim, trazendo ao festival o brilho e glamour que faltava até agora.
Deneuve, três atrizes do filme e o diretor François Ozon fizeram espocar os flashes depois da exibição do filme, que é uma mistura de mistério do gênero Agatha Christie e teatro de revista, com piadas cinematográficas para temperar.
De tailler laranja e blusa roxa, olhos escondidos sob óculos escuros, Deneuve respondeu a perguntas sobre o fato de ser um ícone gay e sobre a primeira vez que beijou uma mulher em um filme.
"Não houve instruções. É de fato o mesmo se é um homem ou uma mulher. Assim que você está em contato, você não é mais um ator. Torna-se físico. É muito pessoal. E, neste filme, é muito irônico", disse ela.
O único personagem homem do filme fica todo o tempo na cama, de bruços, com uma faca enfiada na costela. As oito mulheres, parentes e empregadas da casa, tentam descobrir a assassina, e, para tanto, revelam segredos de família e trocam acusações.
8 Femmes é uma das 23 produções em competição em Berlim. Ozon disse acreditar nas chances de ganhar o cobiçado Urso de Ouro, apesar de se tratar de uma comédia. O filme foi ovacionado ao final da exibição.