Palace II, dos brasileiros Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi escolhido como melhor curta-metragem pelo júri da mostra Panorama, do Festival de Berlim, encerrado neste domingo. Na justificativa do prêmio, os jurados destacaram "o roteiro forte, o desempenho excelente dos dois jovens protagonistas, o excepcional trabalho de câmera e a trilha sonora contagiante". O filme já fora premiado no Festival de Brasília, em novembro de 2001.
O curta conta a história de dois meninos de uma favela carioca que aplicam um golpe ao instalar um portão no barraco de uma mulher, e enfrentam problemas com os traficantes de drogas que dominam o morro.
Uma outra produção parcialmente filmada no Brasil recebeu um troféu fora da competição principal. Trata-se do documentário É Minha Cara (That's My Face), do americano Thomas Allen Harris, que recebeu um prêmio de 2.500 euros, na seção Fórum.
Abordando a diáspora dos descendentes dos africanos, a produção foi filmada no Bronx novaiorquino, na África (em Burkina-Faso e na Tanzânia, onde foi criado o diretor) e também em Salvador (BA). A trilha sonora inclui a canção "Alagados", do grupo Paralamas do Sucesso.
O Invasor, de Beto Brant, e Três Marias, de Aluízio Abranches, exibidos na Mostra Panorama, tiveram boa recepção nas sessões destinadas ao mercado e seus direitos de distribuição para Europa e Estados Unidos estão sendo bem disputados. Três Marias tem estréia na Itália prevista para 12 de abril.