O cineasta norte-americano Martin Scorsese vai presidir o júri de Curtas-Metragens e Cinefundação no Festival Internacional de Cinema de Cannes, que terá início em maio, informou a organização do evento.O júri de cinco membros é encarregado de escolher o vencedor da Palma de Ouro de melhor filme de curta duração e de três prêmios de Cinefundação. A categoria Cinefundação concede prêmios-estímulo em dinheiro a jovens cineastas, por filmes não-comerciais com menos de uma hora de duração.
Antes de Scorsese (Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros), o júri de curtas foi presidido por nomes como Luc Dardenne, Jean-Pierre Jeunet, Thomas Vinterberg e Erick Zonca.
"Scorsese foi presidente honorário da Cinefundação em 1998 e nunca deixou de estimular a transmissão da cinefilia para as gerações mais jovens, um processo vital para as gerações jovens", disse a organização de Cannes em comunicado.
No festival do ano passado, o cineasta de origem italiana apresentou um filme tributo ao cinema da Itália, Il Mio Viaggio in Italia (Minha Viagem à Itália).
O cineasta ganhou a Palma de Ouro em 1976 por Taxi Driver e o prêmio de melhor roteiro por Depois de Horas, em 1986.