O filme norueguês Alt om min far (Tudo sobre meu pai), estudo do diretor Even Benestad sobre seu pai, médico e travesti, ganhou o prêmio máximo no Festival Internacional Canadense de Documentários HotDocs, que foi encerrado no domingo. O segundo lugar foi concedido a Two Towns of Jasper, dos americanos Whitney Dow e Marco Williams, que conta a história de uma comunidade do Texas dividida racialmente.
A nona edição do festival, maior do gênero na América do Norte, atraiu 1.500 representantes do setor e exibiu 100 documentários de todo o mundo.
Outros vencedores incluem La Fiancée de la Vie, da cineasta de Montreal Carole Laganiere, que mostra um retrato de crianças que têm de enfrentar a morte de um dos pais ou de um irmão. O trabalho ficou com o prêmio de melhor documentário canadense.
Como melhor diretor, foi escolhido Andre-Line Beauparlant, outro cineasta de Montreal, por Trois Princesses pour Roland, que mostra a reflexão de três gerações de mulheres sobre a violência matrimonial e o abuso de drogas no casamento.
Danach Hatte Es Schon Sein Mussen, que narra a história da família da cineasta alemã Karin Jurschick, ganhou a estatueta de melhor documentário de estréia.
O diretor canadense Steven Silver levou o prêmio humanitário por The Last Just Man, um exame das tentativas inúteis de intervenção das Nações Unidas no genocídio de Ruanda. O filme foi também o melhor na opinião do público.