Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Histórias do Oriente Médio ganham destaque em Cannes

Quinta, 16 de maio de 2002, 17h18

Enquanto o Oriente Médio está dominado pela violência, o novo filme do diretor israelense Amos Gitai, Kedma, revelou ao público do Festival de Cinema de Cannes, na quinta-feira, quão pouco o conflito mudou em mais de meio século.

Veja também:
» Cobertura completa do Festival de Cannes
» Fotos

Destoando do glamour e do brilho do evento, Gitai apresentou um retrato sombrio de um dos conflitos mais insolúveis do mundo.

A história complexa - e, por vezes, tortuosa - de um grupo de judeus europeus que fogem para a Palestina dias antes da criação do Estado de Israel, em 1948, atua como prólogo do conflito entre árabes e judeus, que se desenrola desde então.

Amos Gitai comentou: "O conflito que nos dilacera hoje tem suas origens nos acontecimentos de 1948, quando os sobreviventes do Holocausto na Europa, expulsos de onde viviam, foram para Israel, e os israelenses, por sua vez, expulsaram os palestinos".

Enquanto acontecia a pré-estréia européia do filme, na noite de quarta-feira, os palestinos celebravam o 54o aniversário da Nakba, ou catástrofe - a perda de sua terra, que se transformou no novo Estado judaico. O filme foi exibido outra vez, em Cannes, na quinta-feira.

O ponto focal da produção é uma batalha entre a Palmach, uma força judaica que operava na Palestina na época, e as forças árabes que defendiam uma colina fortificada. O objetivo de ambos era, como continua a ser hoje, garantir o domínio sobre Jerusalém.

Filme reflete realidade
O tratamento denso dado a alguns poucos dias caóticos no complexo nascimento do Estado de Israel não é material de fácil assimilação.

Kedma, que significa "rumo ao Oriente" e era o nome do navio que levou os judeus à futura Israel, trouxe a polêmica do Oriente Médio a Cannes, e os observadores do festival acharam significativo o fato de o filme estar entre os 22 candidatos que concorrem à Palma de Ouro, ao lado de um trabalho palestino, Divine Intervention, de Elia Suleiman - sobre amantes palestinos na Cisjordânia mantidos separados por barreiras policiais israelenses.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade