O curta-metragem Uma Pequena Mensagem do Brasil ou A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic, de Walter Salles e Daniella Thomas, foi aplaudido com entusiasmo em sua primeira exibição em Cannes.Veja também:
» Cobertura completa do Festival de Cannes
» Fotos
Composto por uma estrutura muito simples, porém divertida, o filme mostra a dupla de repentistas Castanha e Caju disparando seus desafios para a câmera, fazendo piada com o sucesso de Titanic e dando o seu recado sobre o domínio da globalização no campo cultural.
O trabalho foi produzido especialmente para a Quinzena dos Realizadores, a seleção mais politizada de Cannes.
No programa desta sexta-feira, véspera do anúncio da premiação, também foi exibido outro curta-metragem brasileiro fora de competição, Um Sol Alaranjado, do carioca Eduardo Valente. O filme fez parte da programação do Cinéfondation, reservada a trabalhos de universidades, cujo júri é presidido pelo norte-americano Martin Scorsese.
A produção acompanha quatro dias na vida de um pai e de uma filha, retratados num despojado preto-e-branco. O pai tem uma doença que o torna totalmente dependente da moça, fazendo com que ela tenha uma reação inusitada quando ele morre.