A Comissão Organizadora do Festival de Gramado divulgou nesta terça-feira os filmes concorrentes na edição de 2002. O evento ocorre entre 12 e 17 de agosto na Serra Gaúcha. Confira:
Lista completa de longas-metragens
Lista completa de curtas-metragens
Galeria de fotos dos filmes
Foram anunciados também os artistas homenageados deste ano. Reginaldo Farias vai receber o Troféu Eduardo Abelin. Ele recebeu o kikito em 1982, pela direção de Pra Frente Brasil. Marieta Severo receberá o Troféu Oscarito/Telefonica. Marieta levou dois prêmios para casa por sua atuação em 1986, nos filmes Com Licença, Eu Vou À Luta e A Espera.
O presidente do Festival de Gramado, Enoir Zorzanello, comentou que, há 30 anos, os organizadores do evento não tinham a dimensão de que, hoje em dia, este seria considerado um dos melhores festivais de cinema da América Latina. Para comemorar o aniversário de forma especial, Zorzanello e a Comissão Organizadora resolveram convidar algumas das pessoas que fizeram parte desta história. "Há uma lista de quase 200 nomes, são atores, diretores e produtores que já foram premiados durante os 30 anos do Festival. Entre eles, estão Tarcísio Meira, Glória Menezes, Arnaldo Jabor, José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte, a família Farias, mas há muitos outros", declarou.
Duas novidades foram preparadas para esta edição: os documentários inscritos passam a concorrer na categoria longa-metragem e haverá uma mostra de animações. Os jornalistas e críticos de cinema Hiron Goidanich e Luiz Cesar Cozzati falaram sobre o processo de seleção dos concorrentes. Na categoria curta e média-metragem, foram inscritos 134 filmes, sendo que 25 vão participar do Festival. Na categoria longa, foram escolhidos 14 entre 47 inscritos. Goida ressaltou que, para os próximos festivais, deve-se pensar em uma maneira de mais curtas serem exibidos, já que pelo menos outros 20 eram de boa qualidade.
Cozzati falou da importância da inserção dos documentários dentro da categoria longa: "Assim acaba o dilema do júri, já que antes não sabíamos como premiar os bons documentários", disse ele.
Além da mostra oficial, o Festival também conta com a Mostra Paralela, composta de 14 filmes brasileiros exibidos no Projeto Cinema nos Bairros, e também com a exibição de filmes fora de concurso, em que haverá o lançamento de Paixão de Jacobina, de Bruno Barreto, com Letícia Spiller. Entre outras obras que serão exibidas estão Assalto ao Trem Pagador, Com Licença, Eu Vou À Luta, e Houve uma Vez dois Verões.