Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Atriz chinesa Gong Li presidirá o júri do Festival de Veneza

Segunda, 29 de julho de 2002, 16h05

Voltando a um festival que já a homenageou com o prêmio de melhor atriz, a estrela chinesa Gong Li aceitou o convite para presidir o júri da competição oficial do 59o Festival Internacional de Cinema de Veneza, entre 29 de agosto e 8 de setembro.

A ligação entre Gong Li e Veneza começou em 1991, quando ela assistiu ao festival na condição de estrela de Lanternas Vermelhas, de Zhang Yimou, que recebeu o Leão de Prata.

Em 1992 ela retornou com A história de Qiu Ju, que lhe deu a Coppa Volpi de melhor atriz - o diretor Zhang recebeu o Leão de Ouro.

Gong também estrelou O Ûltimo Entardecer, de Wayne Wang, que participou da competição em Veneza em 1997.

O diretor do festival italiano, Moritz De Hadeln, disse ao Daily Variety que está aguardando uma confirmação para anunciar se o filme mais recente de Gong Li, O Trem de Zhou Yu, dirigido por Sun Zhou (Rompendo o Silêncio), será concluído a tempo de estrear na mostra.

A composição integral do júri de Veneza será anunciada na terça-feira numa coletiva de imprensa em Roma, mas De Hadeln desmentiu relatos segundo os quais a polêmica em torno da demissão de seu antecessor, Alberto Barbera, tenha levado alguns produtores a boicotar o festival.

"Nem um único convite foi recusado, exceto nos casos em que o filme não foi concluído ou que a data de sua estréia está distante demais para que o filme se beneficie de uma pré-estréia em Veneza", disse De Hadeln.

O filme Road to Perdition, com Tom Hanks, vinha sendo indicado como provável candidato a abrir o festival, mas De Hadeln disse que isso não vai mais acontecer em função da dificuldade do diretor, Sam Mendes, em estar presente em Veneza nessa data.

No entanto, o longa será exibido mais tarde durante o festival e contará com a presença de Tom Hanks. Será a quarta participação do ator no evento, no qual ele já esteve com Forrest Gump, Apollo 13 e O Resgate do Soldado Ryan.

De Hadeln também confirmou que o Leão de Ouro deste ano pelo conjunto da obra será dado ao veterano roteirista e diretor italiano Dino Risi (Mãe Coragem, A Mulher do Padre, Almas Perdidas, entre outros).

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade