Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Astros de Hollywood darão glamour ao Festival de Veneza

Terça, 30 de julho de 2002, 13h36

Heróis de Hollywood vão se juntar a vários astros e diretores europeus e asiáticos na 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, entre 29 de agosto e 8 de setembro.

Veja também:

  • Confira os 21 filmes que concorrem ao Leão de Ouro
  • Veneza lança prêmio especial para cinema latino

    Desde Tom Hanks e Julia Roberts até figuras do cinema taiwanês, coreano e russo, os organizadores do festival disseram na terça-feira que encontraram um misto perfeito de nomes para dar brilho à mostra de cinema mais antiga do mundo.

    O cinema francês estará no centro das atenções: seis dos 21 trabalhos inscritos na competição principal foram produzidos ou co-produzidos na França. Também terão presença forte os longas-metragens britânicos, norte-americanos, italianos e asiáticos.

    O concorrente mais bem cotado de Hollywood talvez seja Road to Perdition, o trabalho mais recente do diretor britânico Sam Mendes (Beleza Americana). Alguns dos atores do filme participam do festival, como Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law e Jennifer Jason Leigh.

    Num ano de grande presença de diretores britânicos, Stephen Frears (Ligações Perigosas) vai apresentar Dirty Pretty Things, estrelado pela francesa Audrey Tautou, que deliciou platéias no ano passado com o sucesso excêntrico O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

    Enquanto isso, Stephen Daldry, que fez fama com Billy Elliot, vai exibir The Hours, sobre três mulheres em diferentes épocas que são afetadas pela obra de Virginia Woolfe. A produção é estrelada por Nicole Kidman, Julianne Moore e Meryl Streep.

    Possivelmente, o filme mais repleto de celebridades é Frida, um estudo sobre a artista mexicana Frida Kahlo feito pela diretora norte-americana Julie Taymor, trazendo no elenco Salma Hayek, Geoffrey Rush, Edward Norton, Ashley Judd e Antonio Banderas.

    Arte e glamour
    Além do componente anglo-saxão, Veneza parece ter se distanciado um pouco de seu costumeiro apreço pelo cinema indiano e iraniano - o grande vencedor do ano passado foi Um Casamento à Indiana, de Mira Nair, e o de 2000 foi O Círculo, de Jafar Panahi.

    Desta vez, o festival parece ter optado por uma seleção mais ampla de filmes europeus e mundiais. Três filmes italianos, dois da Alemanha e dois da Rússia fazem parte da competição oficial, que traz ainda obras de Portugal, Austrália, Polônia, Coréia do Sul, Taiwan e Japão.

    O cinema italiano vem passando por uma espécie de renascimento nos últimos dois anos, movido pela Palma de Ouro dada a Nanni Moretti em 2001 por O Quarto do Filho, e vai levar três candidatos fortes a Veneza este ano.

    Embora Woody Allen tenha dado preferência a Cannes em 2002, outros rostos famosos devem compensar sua ausência. Veneza terá a presença de Sophia Loren, Catherine Deneuve, Anjelica Huston e, possivelmente, Julia Roberts, que terá um filme exibido fora da competição.

    Tampouco vão faltar os homens fortes de Hollywood: já confirmaram presença Harrison Ford, Clint Eastwood, John Malkovich e Liam Neeson.

    O júri, que no ano passado foi encabeçado por Nanni Moretti, este ano será presidido pela atriz chinesa Gong Li (A História de Qiu Ju). Os nomes dos outros seis jurados serão anunciados em breve.

    Reuters

  • mais notícias


     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade