» Veja fotos do primeiro diaA noite de abertura do 30º Festival de Gramado teve música e homenagens, além da exibição de seis produções. O média-metragem Ismael e Adalgisa (hors-concours) iniciou a noite. Em seguida veio a mostra competitiva, com os curtas Açaí com Jabá, de Marcos Daibes, Waleriano Duarte e Alan Rodrigues; Onde Andará Petrúcio Felker?, de Alan Sieber e o longa latino Taxi para Três, de Orlando Lübbert.
» Saiba mais sobre o Festival de Gramado
Após o intervalo, a Orquestra Brasileira do Cinema se apresentou sob regência e direção artística de Celau Moreyra. O músico gaúcho já levou um kikito em 2001 pela trilha sonora do filme Netto Perde a Sua Alma. Foram executadas músicas de filmes famosos como O Quatrilho, Eu te Amo e Deus e o Diabo na Terra do Sol.
As homenagens vieram logo depois, reunindo nomes como Lima Duarte, José Lewgoy, Darlene Glória, John Herbert, Walmor Chagas, Carlos Alberto Prates Correa, entre outros. Para finalizar a noite, foram exibidos o curta Domingo, de Gustavo Spolidoro, e o longa Querido Estranho, de Ricardo Pinto e Silva, dentro da mostra competitiva.