Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Jacobina tem sessão disputada na 4ª noite de Gramado

Sexta, 16 de agosto de 2002, 17h30

(Divulgação/Objetiva Press)
Letícia Spiller e Fábio Barreto durante
entrevista coletiva em Gramado
"A história real da mulher que falava com Deus". Sem nenhuma modéstia, conforme atesta a frase do cartaz de A Paixão de Jacobina, o diretor Fábio Barreto nomeia seu filme como a "verdade absoluta" sobre a história de Jacobina Mentz, líder da seita religiosa dos Muckers, do Rio Grande do Sul, em 1871.

» Saiba mais sobre o Festival

A sessão de exibição do filme em Gramado, na quinta-feira, foi disputadíssima. O número de cadeiras do Palácio dos Festivais (1.100) não foi suficiente para acomodar todos os que queriam assistir à projeção e várias pessoas ficaram de fora.

Apoiado em um elenco composto basicamente por estrelas globais e que tem Letícia Spiller e Thiago Lacerda como protagonistas, A Paixão de Jacobina aborda superficialmente as questões políticas e sociais nas quais a região estava imersa em 1871.

"Tive liberdade para escolher o viés mais significativo da história, o que realmente funcionava, a importância da Jacobina. Me concentrei nisso, mas as outras questões servem de pano de fundo", disse o roteirista Leopoldo Serran, em entrevista coletiva logo após sessão para os jornalistas.

Jacobina (Letícia Spiller) é uma descendente de alemães que reúne em sua casa um grupo de dissidentes do protestantismo e todo tipo de excluídos que por lá aparecem.

Ela prega a cura dos males do corpo através da purificação da alma e, durante seus cultos, costuma distribuir beijos entre seus fanáticos seguidores que acreditam ser ela a nova encarnação de Jesus Cristo.

Depois do dia em que fala com Deus, ela passa a se vestir apenas com uma bata e a deixar os cabelos soltos, o que acaba incomodando a população local. Mas só após a morte de um mucker e de dois opositores da seita é que as autoridades locais decidem intervir.

No filme, os problemas pululam e o merchandising é explícito. Em uma das cenas, a cunhada de Jacobina sai para comprar um sapato e recebe do artesão um calçado no qual pode ser vista uma famosa marca de sandálias.

OS DISCOS DE DURVAL
O outro longa-metragem exibido na noite de quinta-feira foi a comédia paulista Durval Discos, de Anna Muylaert, em competição no festival. Na era do CD, Durval sobrevive de uma decadente loja de discos de vinil instalada na casa em que mora com a mãe.

Depois de provar o péssimo almoço preparado pela mãe, ele decide convencê-la a contratar uma empregada, mas ela só se dispõe a pagar 100 reais.

A única que aceita o emprego é uma jovem do interior que, após o primeiro dia de serviço, desaparece deixando para trás uma garotinha de 5 anos, Kiki, que agita a monótona vida de Durval.

Muito do êxito do filme que inevitavelmente lembra Alta Fidelidade, livro do britânico Nick Hornby que virou um filme dirigido por Stephen Frears, se deve à irretocável atuação de Ary França e Etty Fraser, além da menina que interpreta Kiki.

A trilha sonora é assinada por André Abujamra, que faz uma ponta, assim como a cantora Rita Lee, ambos compradores da loja.

Na seleção de curtas, foi exibida a animação gaúcha O Limpador de Chaminés, de Rodrigo John, sobre um limpador de chaminés que, após cair do telhado, torna-se vidente e tumultua a cidade onde vive.

Bem menos fácil é o paulista O Tempo dos Objetos, de Bruno Carneiro, que exige um certo tempo para reflexão. Um homem encontra parte de objetos esquecidos há anos sem uma explicação.

O ator Werner Sch nemann dirige O Príncipe das Águas, narrado por Carlos Alberto Riccelli, no qual um garoto que sempre viveu num barraco em meio a um depósito de lixo constrói um barco e navega até o mar.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade