O cineasta italiano Dino Risi, de 84 anos, recebe este domingo o Leão de Ouro pelo conjunto de sua carreira, marcada por filmes críticos quanto ao costumes italianos.» Veja a cobertura completa do Festival de Veneza
Conversador, culto e irônico, o chamado "príncipe da comédia italiana" receberá o prêmio em uma cerimônia oficial das mãos de Alessandro Gassman, filho do célebre Vittorio e Monica Bellucci.
Estreando em 1940 como assistente de outro grande mestro do cinema, Alberto Lattuado, Risi sempre foi classificado como autor de filmes de segundo escalão e desprezado pela crítica cinematográfica.
Seu inconfundível estilo cômico, às vezes grostesco e beirando o humor negro, no entanto, o transformaram em um dos melhores cineastas do neorrealismo.
"Estou feliz com o prêmio, mas se Gassman estivesse comigo estaria ainda mais feliz", admitiu o idoso realizador, que confessou que não gosto dos próprios filmes e nem de ir ao cinema.
"Eu não só dirigi comédias, apesar da comédia ser a arma ideal para criticar os costumes sem que o espectador se entedie. Como dizia Hitchcock, um filme é como a vida, mas sem os momentos chatos", comentou ainda o cineasta.
"É um escândalo esquecer os grandes mestres", comentou o filho de Gassman, que considera tardia essa homenagem para alguém que marcou a história do cinema.