Os atores franceses Jean Rochefort e Johnny Hallyday são os protagonistas de L'homme du train, filme de seu compatriota Patrice Leconte, uma espécie de "western francês" que foi muito aplaudido esta terça-feira no Festival de Veneza. » Confira cobertura completa do Festival de Veneza
Johnny, popular astro do rock, de 59 anos, é o "homem do trem" que desembarca de noite em uma pequena cidade da província francesa como um cansado e envelhecido vaqueiro texano.
A chegada do solitário estrangeiro termina por revolucionar a vida do senhor Manesquier (Jean Rochefort), um tranqüilo professor aposentado, apaixonado por literatura e que sonha em trocar suas pantuflas por botas de caubói.
Cheio de divertidos diálogos, o filme se apresenta como um dos favoritos ao Leão de Ouro, que será concedido no próximo dia 8 de setembro.
Junto com as freiras de Magdalena Sisters, do escocês Peter Mullan, Estrada para a perdição, do americano Sam Mendes, e Far fron Heaven, de Todd Haynes, o filme francês foi um dos mais aplaudidos pelo público e jornalistas.
"São dois heróis envelhecidos que suscitam ternura e fazem um balanço de suas vidas", assegurou Rochefort, de 72 anos, que pela sexta vez trabalha com Leconte.
Para Patrice Leconte, a dupla de atores "corresponde a um encontro entre o guitarrista Ry Coooder e o compositor clássico Schubert para tocar juntos".
A combinação, que resulta muito divertida, deu um toque de alegria ao festival, que até agora só apresentou filmes dramáticos, de denúncia ou sobre a crise de casais, como o alemão Nackt.