Comprovando a boa safra de documentaristas alemães presentes este ano no Festival do Rio BR 2002, o diretor Stanislaw Mucha faz uma saborosa viagem à cidade natal do artista plástico Andy Warhol, no coração da Eslováquia. Warhol Total, que será exibido na quarta-feira, visita os familiares do pintor pop, cujo sobrenome original é Warhola, e traça um perfil das pessoas e do pequeno vilarejo de Miková, uma cidade empobrecida e abandonada depois do fim do comunismo.
Formada por pequenos agricultores e ciganos, a localidade tem um museu construído para abrigar algumas obras de Warhol, mas a falta de verba impede que o acervo seja melhor cuidado. O telhado possui goteiras e, nos dias de chuva, os quadros e gravuras precisam ser protegidos.
A própria família, que hoje se orgulha do membro ilustre, até poucos anos atrás não sabia de quem se tratava. Para alguns ele era um pintor de paredes que morava em Nova York.
Na juventude, o próprio artista enviou algumas de suas telas para uma parente que, sem saber do valor, as transformou em cornetas para as crianças. Outras telas que estavam jogadas no sotão de sua casa foram atingidas por goteiras e destruídas.
Hoje resta apenas a lembrança que o destino de toda a família poderia ser outro se os quadros tivessem sido preservados.