Longas jornadas para conseguir financiamento. Conquistada essa etapa, novatos cineastas pegam suas câmeras digitais e se entregam a seus filmes tendo mais um objetivo em vista: atrair a atenção do público e dos distribuidores em diversos festivais pelo mundo. E a 26ª Mostra BR de Cinema servirá de vitrine para vários desses diretores. "Gostaria que muita gente visse o filme e, se não for pedir muito, que entre o público estivesse algum distribuidor interessado em levar o longa-metragem para o Brasil", disse à Reuters a cineasta argentina Maria Victoria Menis.
Seu filme Arregui, La Noticía del Día conta, em tom tragicômico, a história do arquivista de tribunal Leopoldo Arregui, casado e pai de dois filhos que descobre ser infectado com o vírus da Aids.
O personagem principal busca renovar sua perspectiva de vida, tendo como pano de fundo a Argentina devastada economicamente.
Apesar de o país estar vivendo um colapso que levou um quinto da população ao desemprego, Menis afirma que essa Argentina se tornou um ambiente rico em inspiração artística.
Com isso, é bem provável que o cinema argentino viva um período abastado de produções independentes e o sucesso desses projetos depende, não apenas da criatividade de seus diretores, mas também dos contatos para colocá-los em circuitos e abrir as portas para os trabalhos futuros.
E é exatamente isso que busca Menis ao trazer seu filme para São Paulo, na mostra que começa nesta sexta-feira.
"Algo muito importante é ver a possibilidade de armar algum projeto com o Brasil. É uma pena que estando tão próximos, fazemos tão pouco juntos", afirmou a cineasta.
HOMENS DE MARTE, MULHERES DE VÊNUS
Já a diretora suíça Gabriel Baur, que vem ao festival exibir Venus Boyz, um docudrama sobre a vida de "drag kings" ou mulheres que se transvestem de homens, vai além e diz que cineastas independentes não podem deixar suas propostas serem lapidadas de acordo com visão comercial da indústria cinematográfica - mesmo que seus temas sejam de difícil digestão.
"Senti medo da rejeição, pois percebi que havia uma demanda por temas mais convencionais", afirmou a diretora.
"Mas, decidi não comprometer o projeto quanto ao conteúdo e qualidade", enfatizou Baur, lembrando que foi muito difícil produzir Venus Boyz. "Foi como se tivéssemos ido ao inferno."
Venus Boyz recebeu o prêmio da crítica de melhor filme no Festival Internacional de Locarno, no ano passado, e foi votado como um dos três favoritos do público no Festival de Berlim de 2002.
Além de trazerem seus filmes ao Brasil visando obter reconhecimento internacional e chances de exibição em larga escala, tanto Menis quanto Baur enxergam a 26a Mostra BR como uma oportunidade para os diretores refletirem os avanços da indústria do cinema chamado de independente.
"Temos de repensar toda a estrutura dessa independência e reinventar a produção e distribuição", disse Baur.
Arregui, La Noticía del Día terá sua estréia na 26a Mostra no dia 21, às 14h55, no Cineclube DirecTV. O filme será apresentado em mais duas outras sessões: no dia 27, às 20h50, na Sala Uol de Cinema, e no dia 28, às 19h30, também no DirecTV.
Venus Boyz estréia dia 19, às 20h, no Unibanco Arteplex, seguido de duas sessões: uma no dia 21, às 22h40, no CineArte e outra no dia 22, às 20h15, na Sala Uol de Cinema.