Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Agora ou Nunca retrata classe média londrina

Sexta, 18 de outubro de 2002, 11h48

O desespero da classe trabalhadora de Londres é evocado em Agora ou Nunca, que será exibido nesta sexta-feira na 26ª Mostra BR de Cinema.

» Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra

O veterano roteirista e diretor Mike Leigh mais uma vez faz o que já vem fazendo bem há anos: mapear as vicissitudes de vizinhos num conjunto habitacional de Londres ao longo de um fim de semana prolongado.

A história começa como um filme de grande elenco e rapidamente adquire as dimensões de mosaico.

Phil Bassett (Timothy Spall), ostentando um ar de quem está eternamente por baixo, sobrevive com dificuldade como motorista de minitáxi, enquanto sua mulher, Penny (Lesley Manville), trabalha durante horas e horas por dia como caixa de um supermercado.

Seus filhos de 20 e poucos anos, Rachel (Alison Garland) e Rory (James Corden), ambos obesos como seu pai, reagem de maneiras diferentes à sua situação: Rachel se isola em seu trabalho de faxineira num asilo para idosos, enquanto Rory maltrata adolescentes menores e passa horas diante da TV em sua casa.

Outros moradores do conjunto são Ron, taxista colega de Phil; a esposa dele, a eternamente embriagada Carol, e a filha do casal, Samantha, sempre com uma resposta para tudo na ponta da língua.

Maureen (Ruth Sheen) é a única pessoa de meia idade no filme que ainda parece conservar algum otimismo. Sua filha Donna (Helen Coker) é uma garçonete que sofre com a baixa auto-estima e aceita ser terrivelmente maltratada por seu namorado fanfarrão, Jason (Daniel Mays).

Fica clara a habilidade que possui Leigh de escrever e desenvolver personagens desse tipo com os atores, sem falar em retratar, através dos detalhes de seu cotidiano, a distância mínima que separa seus personagens da catástrofe total.

A mediocridade de sua vida é opressora; a maioria dos mais velhos aceita sua sorte de cabeça baixa, sem expressar o que é óbvio e apenas afogando suas decepções no álcool.

Os mais jovens tendem a revoltar-se fisicamente, mas também se negam a enfrentar a dura realidade. No final, porém, o filme introduz um toque de esperança inesperado e bem-vindo.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade