Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Plínio Marcos e expedicionários abrem maratona Brasil

Sexta, 18 de outubro de 2002, 11h57

A 26ª Mostra BR de Cinema, que abre nesta sexta-feira para o público, traz dois filmes brasileiros em sua programação: o drama Dois Perdidos Numa Noite Suja, de José Joffily, e o documentário A Cobra Fumou, de Vinícius Reis.

» Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra

Dois Perdidos Numa Noite Suja leva para as telas a peça homônima de Plínio Marcos. Exibido no Festival de Gramado e no último Festival do Rio BR, no qual foi bem acolhido, o filme desloca a ação originalmente ambientada num cortiço na cidade de Santos, litoral paulista, para um galpão abandonado em Nova York, onde moram dois imigrantes brasileiros ilegais, Paco e Tonho.

A força da transposição da marginalidade para o exterior está menos na imigração em si que no sintoma de uma sociedade fracassada, que não oferece nenhuma perspectiva e cuja qualidade de vida definha a cada dia. Tanto é assim, que a dupla prefere continuar excluída socialmente num país onde nem sequer domina o idioma.

Outra corajosa opção da fita foi transformar Paco em uma garota (competentemente interpretada por Débora Falabella), que perambula pelas ruas da cidade americana vestida como homem para conseguir dinheiro em troca de sexo.

O embate verbal entre Paco e Tonho (Roberto Bomtempo), principal fator do teor virulento e corrosivo da peça, adquire contornos particulares que ultrapassam os limites da atração física.

Tonho, cuja aspiração não vai além de voltar para o Brasil com alguns dólares no bolso, entrega-se submisso ao jogo obsessivo de Paco, que detém o controle apesar do aspecto frágil.

Entretanto, muita coisa permanece intacta em Dois Perdidos, a começar pelo motivo da discórdia entre o casal: a compra de um par de coturnos ao preço de 500 dólares. É a partir dessa discussão que emergem o desamparo, a agressão e atitudes que, em muitos momentos, beiram o desumano.

O filme mantém uma linguagem brutalmente crua, pinçada da marginalidade imposta pela metrópole, onde seres destituídos de tudo se vêem lutando com violência para assegurar seu espaço diário.

O diretor assumiu riscos ao adaptar a obra irretocável de um dos maiores teatrólogos brasileiros, mas saiu-se bem. A ingrata tarefa de Joffily de condensar a essência do manifesto de Plínio Marcos, morto em 1999, encenado pela primeira vez em 1966 com o próprio autor no papel de Paco, comprova a atualidade da obra original, diante do atual quadro de crise social vivido pelo país.

MEMÓRIAS DA GUERRA
Em julho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de jovens brasileiros foram enviados à Itália para lutar conta o nazi-fascismo.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, foi organizada em curto espaço de tempo sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes. As vozes discordantes ironizaram o envio dos pracinhas, dizendo que era mais provável uma cobra fumar do que brasileiros embarcarem rumo ao campo de batalha.

Foram enviados 25 mil brasileiros que combateram durante 239 dias nas batalhas de Monte Castello, Montese e Fornovo. As forças brasileiras sofreram 466 baixas.

Bem didático, o filme é organizado em forma de diário, com a própria voz do diretor, além da narração da atriz Bete Mendes. O filme começa em novembro de 1999, quando a equipe documentou o Encontro Nacional dos Veteranos da Segunda Guerra, realizado em Brasília.

Quem assina a produção são os irmãos Erik e Christian de Castro, responsáveis também por Senta Púa! (1999), sobre o desembarque do Grupo de Aviação de Caça no porto de Livorno, em outubro de 1944.

O diretor encontrou personagens fortes como uma enfermeira do Exército e um telegrafista que decidiu continuar na Itália depois da guerra.

Durante pouco mais de 90 minutos, a fita refaz o caminho que os pracinhas trilharam na Itália, mas sua principal qualidade está na humanização do episódio através dos depoimentos, alguns bem emocionantes, dos veteranos.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade