Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Domingo fala de tragédia na Irlanda do Norte

Sábado, 19 de outubro de 2002, 19h32

O "outro" filme sobre o Domingo Sangrento feito para a televisão britânica para coincidir com o 30º aniversário dos trágicos acontecimentos de janeiro de 1972 na Irlanda do Norte, Domingo, que estréia neste sábado na 26ª Mostra BR de Cinema em São Pailo, é, sob todos os aspectos, um trabalho que impressiona bem menos do que Domingo Sangrento, de Paul Greengrass, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano.

» Saiba tudo sobre a 26ª Mostra

Entre os dois filmes, é o mais apropriado para a telinha. Produzido para a emissora britânica Channel 4, onde estreou este ano, o filme parece destinado a não atrair tanto interesse de distribuidores de cinema quanto sua produção rival.

No domingo histórico do qual o filme fala, 30 de janeiro de 1972, uma passeata pacífica em defesa dos direitos civis realizada em Londonderry, na Irlanda do Norte, foi seguida por distúrbios, aos quais o Exército britânico reagiu disparando tiros contra a multidão.

Treze civis morreram e outros 13 ficaram feridos, um dos quais subsequentemente morreu dos ferimentos. No dia seguinte, o então primeiro-ministro britânico ordenou a abertura de inquérito, presidido pelo então ministro da Justiça britânico, para apurar os fatos.

Apresentadas 11 semanas mais tarde, as conclusões do relatório foram consideradas profundamente insatisfatórias pelos irlandeses. O incidente radicalizou a ação do IRA e até hoje é uma ferida aberta na sociedade britânica.

Domingo passa menos tempo recapitulando o que realmente aconteceu no Domingo Sangrento e mais tempo mostrando os funerais das vítimas, o inquérito e o julgamento que o seguiram.

Vemos algumas atuações ótimas, especialmente da atriz irlandesa Brid Brennan no papel da mãe de uma das vítimas. Mas há sobreposições suficientes entre os dois filmes para que seja impossível assistir a Domingo sem pensar em Domingo Sangrento, especialmente porque Domingo emprega muito mais táticas narrativas propagandísticas para exprimir a visão de seus diretores.

Especificamente, o filme faz um retrato previsivelmente unilateral dos pára-quedistas britânicos, dando a impressão de que eles mal conseguiam conter sua ânsia de atirar contra católicos.

Para saber os horários de exibição deste filme, vá ao site da Mostra: https://www.mostra.org

Leia mais:
» Mostra SP: Ator Lázaro Ramos domina filme Madame Satã
» Mostra SP: Columbine traz cenas inéditas do massacre de 99
» Mostra SP: Veja as principais atrações da programação de sábado
» Mostra SP: Durval Discos traz a nostalgia do vinil
» Mostra SP: Em Dívida, Eastwood volta a abordar a velhice
» Mostra SP: Invencível é fraca obra de Werner Herzog
» Mostra SP: Almodóvar faz tragicomédia com Caetano
» Mostra SP: Venus Boyz terá performance ao vivo de drag kings

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade