Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Poniente aborda discriminação contra imigrantes

Segunda, 21 de outubro de 2002, 15h03

A diretora espanhola Chus Gutiérrez arma uma história de amor adulta no cenário conturbado de uma Europa varrida pela xenofobia em Poniente, atração de hoje na 26ª Mostra BR de Cinema.

» Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra

Lucía (Cuca Escribano) é uma professora que volta à terra natal, a bucólica La Isla, na Andaluzia, por causa da morte do pai. Os dois não se falavam há anos desde que a moça foi morar em Madri, reconstruindo a vida depois da trágica morte da filha mais velha, ainda criança, e do abandono do marido.

Lucía, que tem outra filha pequena, resolve agora permanecer em sua cidade de origem, assumindo o controle da estufa de produção de tomates que pertencia ao pai.

Nesta nova vida, não lhe faltam desafios, como aprender os macetes do negócio, além de enfrentar o gerente que a desrespeita (Antonio de la Torre) e o primo (Antonio Dechent), que a está processando para obter uma parte de suas terras.

A região toda depende do trabalho de imigrantes ilegais, vindos do Marrocos e do leste europeu Europa, mas estes nunca adquirem o status de cidadãos plenos. Primeiro, porque a maioria deles não têm contratos regulares de trabalho, em flagrante conflito com a lei trabalhista.

Sem poder comprovar a renda, não conseguem alugar apartamentos na cidade, sendo obrigados a morar em alojamentos precários e insalubres, verdadeiras favelas feitas de estrados de madeira e restos de plástico, fato que também contribui para a poluição local. Além do mais, os imigrantes são pura e simplesmente discriminados no comércio da cidade.

Equilibrando o filme em dois focos, o dos imigrantes em luta por seus direitos e do romance que surge entre a moça e seu contador (José Coronado), o filme fornece um painel crítico e contundente de uma Europa moderna e intolerante, dividida por conflitos étnicos e onde a presença da extrema direita se faz sentir com renovada força.

O filme foi exibido no Festival de Veneza/2002, na competição paralela Contracorrente. É o quinto trabalho da diretora, que viveu em Nova York, onde realizou seu primeiro filme, Sublet (1981), produzido pelo colega e compatriota Fernando Trueba (Oscar de melhor filme estrangeiro por Sedução-Belle Époque, de 1994).

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade