A ótima química entre os atores e o roteiro cômico e irreverente do jovem diretor John McKay injetam pimenta em O Que Elas Querem, em cartaz nesta terça-feira na 26a Mostra BR de Cinema, uma comédia romântica sobre três mulheres maduras e carentes de vida sexual num comportado vilarejo britânico.» Saiba tudo sobre a 26ª Mostra
A trama e a presença de Andy MacDowell como uma das atrizes principais pode levar o filme a ser apelidado de Dois Casamentos e Alguns Funerais, mas, na realidade, este trabalho não é tão bem construído e impecável quanto Quatro Casamentos, de 1994.
Mesmo assim, o clima alto astral e os personagens simpáticos apontam trazem para bons resultados.
Kate (MacDowell), Janine (Imelda Staunton) e Molly (Anna Chancellor) são três amigas de mais ou menos 40 anos que se encontram regularmente para trocar figurinhas sobre suas vidas amorosas fracassadas.
Americana radicada na Inglaterra, Kate é a diretora de uma escola particular de alto nível, cargo que exige que ela mantenha uma reputação impecável. Janine é a detetive durona da polícia local, e Molly é uma médica bem de vida que já teve vários casamentos arruinados.
A amizade entre as três fica clara desde o começo, enquanto ouvimos suas confissões mais recentes entre orgias à base de álcool, chocolate e cigarros: o encontro desastrado que Molly teve com outro médico, os amassos de Janine com um colega nerd e o mais recente ataque de "baby blues" de Kate.
No enterro de sua predecessora no cargo, Kate vê um jovem e belo organista que revela ser um antigo aluno dela. Pouco depois, ela e Jed já estão curtindo uma rapidinha no gramado em frente à igreja.
Depois de virar alvo de brincadeiras de suas amigas por namorar um "neném" de 25 anos, Kate num primeiro momento se afasta do rapaz. Mas, pouco depois, eles voltam a se encontrar - com frequência até serem literalmente flagrados no ato por Molly e Janine.
Tudo que as amigas bem-intencionadas fazem para boicotar o relacionamento apenas fortalece o vínculo entre os namorados. Quando Jed pede Kate em casamento, ela aceita.
Mas a cínica Molly não desiste e tenta seduzir Jed na igreja local com Janine gravando a cena em segredo. O resultado joga a amizade das três mulheres por terra. Apenas quando Molly inventa mais um esquema para salvar Kate de uma decisão desastrada que elas redescobrem sua solidariedade inicial.
Sem dominar o filme, MacDowell transmite segurança total no papel da diretora de escola sedenta por sexo e lida sem qualquer dificuldade com as falas engraçadas e as características excêntricas que o diretor confere a seu personagem.
A policial severa representada por Staunton é a mais reprimida das três, mas a atriz está muito bem no papel. No entanto, a verdadeira revelação do filme é Chancellor, atriz de TV que até então não tinha ganho papéis maiores no cinema.
Para os horários de exibição deste filme acesse o site da Mostra: https://www.mostra.org