Documentário extremamente comovente que contém imagens explícitas e perturbadoras de crianças feridas e mutiladas, Palhaço em Cabul, destaque de quarta-feira na 26ª Mostra BR de Cinema em São Paulo, é o registro de uma viagem feita ao Afeganistão em fevereiro de 2002 por 21 médicos-palhaços e palhaços comuns que participaram da missão "Estrada para a Paz". » Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra
Liderados por Hunter "Patch" Adams, o desbocado médico-palhaço celebrizado no filme estrelado por Robin Williams (Patch Adams - O Amor é Contagioso), essas almas humanitárias levaram sorrisos e alegria às crianças vítimas da guerra nos hospitais e nas ruas de Cabul, capital afegã.
Iniciativa da Prefeitura de Roma (o prefeito aparece com Adams nas cenas iniciais do filme), cujos lucros serão revertidos para as organizações Emergency e Médicos Sem Fronteiras, o documentário tem melhor impacto na televisão, mas não deve deixar de ser visto pelas platéias dos festivais de cinema.
Com seus narigões vermelhos e suas fantasias coloridas, os palhaços brincalhões formam um contraste extremo com a cidade poeirenta, cor-de-terra, e sua população monocromática.
As cenas mais instigantes, muitas vezes dolorosas de se ver, acontecem num hospital infantil onde os palhaços distraem as crianças com suas brincadeiras.
A julgar pelo prazer enorme manifestado pelos afegãos, a missão foi um sucesso inequívoco. O tema é tão contundente que fala mais alto do que a edição e o trabalho de câmera apenas padronizados.