Carta para América, destaque de hoje na 26ª Mostra BR de Cinema em São Paulo e candidato ao Oscar de filme estrangeiro este ano, é um "road movie" visualmente atrativo e de trama descomplicada. » Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra
A história gira em torno do jovem búlgaro Ivan (Peter Antonov), que tenta ir ao Estados Unidos após receber a notícia de que seu melhor amigo se envolveu num grave acidente automobilístico em Nova York.
Depois de ter seu pedido de visto para entrar nos EUA recusado por um funcionário consular antipático, Ivan decide enviar a seu amigo uma videocarta contendo uma canção semi-esquecida que eles aprenderam, quando crianças, com a avó de seu amigo, que vive num vilarejo isolado.
Assim, ele parte numa odisséia para localizar a velha avó e, nesse caminho, topa com uma série de personagens incomuns e excêntricos.
As paisagens espetaculares e as observações interessantes, mas pouco profundas, sobre a vida dos habitantes de vilarejos rurais, numa época em que a migração para as grandes cidades exerce pouco efeito sobre a vida no campo, não são o bastante para sustentar esta saga muito gentil, que teria se beneficiado de uma abordagem mais contundente.