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Mostra SP: Antonioni e Dogma 95 são atrações do sábado

Sábado, 26 de outubro de 2002, 12h38

A 26ª Mostra BR de Cinema exibe neste sábado o documentário Michelangelo Antonioni, de Sandro Lai, um emocionante tributo ao diretor de A Noite. Abaixo, algumas boas opções do dia:

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Michelangelo Antonioni - O diretor italiano Sandro Lai presta um tributo ao cineasta Michelangelo Antonioni e seus filmes, num documentário construído a partir de um vasto material de arquivo preservado pela biblioteca da RAI. O filme está estruturado em ordem cronológica e segue os passos do diretor nos momentos mais importantes de sua vida, desde suas primeiras produções neo-realistas até o Oscar conquistado em 1993, por sua contribuição à história do cinema. Entre estes dois extremos vemos a realização de seus célebres filmes, seu encontro com a censura por Os Vencidos, sua desilusão depois da pré-estréia de A Aventura, a Palma de Ouro por Depois Daquele Beijo, a experiência americana em Zabriskie Point, o derrame que o impossibilitou de trabalhar por muitos anos e finalmente o esperado retorno com Além das Nuvens, em parceria com o alemão Wim Wenders.

Free Dogma - Nesse documentário, o diretor Roger Narbonne traça um panorama do movimento Dogma 95, criado por um grupo de cineastas dinamarqueses há sete anos em Copenhague. O marco inicial do movimento foi o filme Vow of Chastity, dos diretores Lars von Trier e Thomas Vinterberg. Os cineastas criaram 10 mandamentos sobre sua nova estética, privilegiando as filmagens naturais, sem o uso de efeitos especiais ou de luz artificial. O objetivo é despojar o filme dos artifícios usados principalmente pelo cinema norte-americano. Free Dogma examina em que medida alguns diretores aderiram ou não a esses postulados. Além de Trier, conversam entre si, por telefone, Jean-Marc Barr, Lone Scherfig e o alemão Win Wenders, que não pertence ao movimento.

Simão o Caolho - Alberto Cavalcanti, homenageado este ano pela Mostra, foi um dos mais importantes cineastas brasileiros. Incompreendido e combatido nos círculos culturais do Brasil, construiu quase toda a sua carreira na Europa. A importância desta retrospectiva reside justamente neste ponto: sua produção é praticamente desconhecida pelo grande público brasileiro. Um de seus filmes mais importantes é, sem dúvida, Simão o Caolho, um dos poucos trabalhos filmados no Brasil. É a história de um corretor caolho que quer, de qualquer maneira, recuperar seu olho perdido. Para tanto, submete-se até às experiências de um inventor maluco. O novo olho que consegue lhe dá poderes especiais, como a invisibilidade. Torna-se milionário com corridas de cavalo, envolve-se com magnatas do mercado de carne e decide entrar para a política, elegendo-se presidente da República.

Dez - Abbas Kiarostami enumera dez histórias envolvendo seis mulheres e os desafios com que se deparam num momento particular de suas vidas. Os episódios se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento, que não cansa de culpá-la por não seguir o código moral do Irã. Além de seu filho, ela dá carona a várias mulheres: uma prostituta, uma jovem apaixonada, uma senhora, criando um sensível retrato da feminilidade no país dos aiatolás.

Bumerangue - O diretor Dragan Marinkovic visita em seu filme o Bumerangue, um bar em Belgrado como tantos outros. Além dos notívagos e alcoólatras, este bar da capital iugoslava reúne em suas mesas traficantes de drogas e de armas, mercenários, policiais, criminosos, comunistas, monarquistas, motoristas de táxi, faxineiras, vamps e toda a fauna possível em um país arruinado pela guerra. Seus personagens não têm nada a perder. A personagem Olga, por exemplo, levou um tiro na cabeça, mas se recuperou ao taparem o buraco da bala com uma rolha.

Segunda de Manhã - Vincent está prestes a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Começa uma nova semana e ele já se desespera com a perspectiva de cair novamente na mesma rotina. As obrigações familiares se colocam sempre à frente de sua paixão pela pintura. Ele está cansado da fábrica, da mulher, das crianças e de todas as concessões e contradições que a vida tem lhe obrigado a aceitar. Um dia, decide deixar a cidade e viajar para Veneza em busca do que não tem. Filme dirigido pelo georgiano Otar Iosseliani.

Tudo Sobre Meu Pai - Documentário do diretor Even Benestad sobre o cotidiano de seu pai, Esben Benestad, respeitado médico de uma pequena cidade da Noruega, autor de dois livros sobre educação sexual, colunista de uma revista masculina, ativista político e, também, travesti. Sua outra identidade leva o nome de Esther Pirelli, terapeuta sexual e atriz. Munido de uma câmera caseira e alguns filmes em Super-8, o diretor traça um retrato sensível e bem-humorado sobre o modo de vida de seu pai, enfocando sobretudo sua relação com a família e a comunidade.

Poeta de Sete Faces - Documentário do diretor Paulo Thiago marca o centenário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). É um filme poético em que o espírito, o clima e a emoção da arte de Drummond estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme. O diretor também colheu depoimentos de especialistas na obra do poeta.

O Pianista - O filme, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano, coloca o diretor polonês Roman Polanski em contato com seu passado de judeu fugitivo do Gueto de Varsóvia, embora não seja uma história autobiográfica e sim adaptada de um livro. O fugitivo na história é um personagem verídico, o famoso pianista da rádio polonesa, Wladislaw Spilman. Polanski conta o esforço sobre-humano do músico para simplesmente sobreviver aos tempos da invasão nazista, mostrando em imagens bastante cruas as execuções sumárias promovidas pelos alemães.

O Filho - A obra dos irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne -- que venceram a Palma de Ouro de 1999, em Cannes, com Rosetta - encarna na tela uma dramaturgia seca, como que esculpida na madeira mais dura, para construir um inusitado processo de superação da perda de um filho por parte do marceneiro Olivier (Olivier Gourmet, num desempenho enxuto e próximo da perfeição). A maneira como os dois irmãos diretores vão desvelando os detalhes desta história tão minimalista quanto intensa evidencia o alto grau de maturidade artística da dupla, com uma condução que alterna com segurança climas e temperaturas emocionais e sugere inúmeros desdobramentos aos destinos de apenas três personagens - o marceneiro, sua ex-mulher (Isabella Soupart) e um misterioso adolescente (Morgan Marinne).

Absolutamente LA - Nesta comédia de Mika Kaurismaki, o jovem Richard (David Tennant) leva adiante a funerária da família em Bradford, na Inglaterra. Entre caixões e enterros, sua vida é um tédio total em que até o casamento já está arranjado com a filha de um negociante (Saskia Reeves). Um dia, a rotina de mais um sepultamento é interrompida pela aparição de uma turista americana, a bela Barbara (Vinessa Shaw). Os dois passam o dia juntos, Barbara embarca de volta para Los Angeles. Cego de paixão e vontade de sacudir sua vida, Richard muda-se para lá, não tendo da moça mais do que uma caixa de fósforos do restaurante em que ela trabalha.

Reuters

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