Balseros, dos jornalistas espanhóis Carlos Bosch e Josep Domènech Graell, acompanha sete anos da odisséia de diversos refugiados cubanos que deixaram seu país em 1994, durante o grande êxodo de pessoas insatisfeitas com o regime de Fidel Castro. » Leia mais notícias sobre a 26ª Mostra
Notável pela atenção que dá aos detalhes e por sua visão imparcial, o documentário mostra como eles conseguiram viver ilegalmente nos Estados Unidos. Após os distúrbios civis ocorridos em Havana no verão de 1994, Fidel Castro anuncia que Cuba não vai mais impedir que barcos partam do país rumo aos Estados Unidos.
O anúncio suscita uma onde de planos e construção de embarcações improvisadas para enfrentar os "estreitos da morte", mas o então presidente Bill Clinton decreta que os refugiados não serão autorizados a entrar no país, fazendo com que eles desembarquem no campo de refugiados de Guantánamo.
Após nove meses aguardando em Guantánamo, tem início o longo processo de adaptação e aprendizado dos refugiados em lugares tão distantes como Kentucky, Connecticut e Nebraska, além de Miami. Revisitados anos mais tarde, cada um dos refugiados mostra que realizou parte do sonho americano, tanto positiva quanto negativamente.
Os créditos técnicos do documentário são muito bons, com um misto habilidoso de vídeo e filme formando um todo coeso que valoriza as dimensões humanas da saga dos balseiros, mais do que as maquinações políticas.