Mutantes é o primeiro, modesto mas incisivo, longa de Katalin Godros, que se formou há pouco na Escola de Cinema da Hungria. O filme será exibido em São Paulo, na 26ª Mostra BR de Cinema, na terça-feira. » Saiba tudo sobre a 26ª Mostra
Road movie sobre adolescentes, e feito com sensibilidade, o longa provavelmente é modesto demais para ganhar muita atenção, mas merece ser programado pelas TVs e ser visto em vídeo e DVD.
O único porém é que a sugestão de um relacionamento íntimo entre a protagonista, uma garota de 13 anos, e seu namorado, um pouco mais velho, pode desagradar aos espectadores mais conservadores.
Lindamente representada pela jovem Karoline Teska, Paula vive com sua mãe e teme a chegada das férias de verão, quando terá de ir para a praia com seu insensível pai. Ela acredita estar sempre rodeada de simpáticos mutantes invisíveis, com os quais pretende um dia se comunicar.
Jens (Jacob Matschenz), um garoto mais velho de sua escola, perdeu seus pais num acidente de carro na França e, por conta disso, está cheio de raiva e ressentimento. Para Paula, ele é a única pessoa no mundo que ainda não foi infectado pelo vírus extraterrestre.
Quando ele tem problemas com as autoridades e rouba um carro, Paula, num impulso de momento, o acompanha numa viagem para conhecer o lugar onde seus pais morreram.
No caminho, eles topam com uma jovem francesa igualmente ressentida (Sabine Timoteo) que começa a atiçar Jens sexualmente, provocando em Paula uma fúria ciumenta.
Os personagens são totalmente humanos, e os jovens atores, excelentes, transmitem suas inibições e frustrações com perfeição. A parte técnica é de alto nível.
Para saber mais informações, consulte o site da Mostra, www.mostra.org.