Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra SP: Documentário resgata história de levante comunista

Quarta, 30 de outubro de 2002, 16h26

Durante um dos períodos políticos mais efervescentes do mundo no século 20, o Partido Comunista do Brasil começava a ensaiar seus primeiros passos. De 1922, data de sua fundação, até o ato mais ousado já perpetrado por seus seguidores em 1935, sua trajetória foi recheada de euforia e poucos acertos.

» Saiba tudo sobre a 26ª Mostra

Com um rico material documental em mãos, o diretor Eduardo Escorel fez 35 - O Assalto ao Poder, exibido nesta quarta-feira na 26ª Mostra BR de Cinema, em São Paulo.

O filme é sóbrio na linguagem, mas com um roteiro carregado de informações e discussões sobre a verdadeira história da Insurreição de 1935, também conhecida como Intentona.

O documentário é dividido em duas partes: prelúdios e levantes. Na primeira, o roteiro situa para o espectador o turbilhão de mudanças que ocorriam no mundo, mas em particular na política nacional.

São mais de quarenta minutos de farto material para traçar um perfil das convulsões sociais e levantes anteriores que culminaram na revolta de oficiais do Exército, muitos deles preparados pelo PCB.

Com a decretação da Lei de Segurança Nacional por Getúlio Vargas, vários focos de resistência foram surgindo nos mais diversos locais do país.

O longa é entremeado por depoimentos dos remanescentes do movimento e por intelectuais renomados, fotos e imagens da tentativa de tomar o poder das mãos do autoritário presidente conduzem a narrativa.

E o destaque maior fica para o lendário líder comunista Luiz Carlos Prestes - a Coluna Prestes, o exílio na Colômbia e Argentina, seu retorno ao país, a adesão ao PCB, a estadia na União Soviética, a volta para a preparação da revolução, a prisão e a libertação em 1945.

A narração do ator Paulo Betti do texto vigoroso de Sérgio Augusto e Eduardo Escorel costura de maneira firme as imagens históricas e os depoimentos, uns utilizados de arquivos e outros coletados durante os anos de 1994/95 e 2001/02.

A maioria é de acadêmicos, mas os melhores momentos são os propiciados pelos veteranos participantes da rebelião, que dão uma clara e concisa versão para este importante momento da história nacional.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade