Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Mostra BR: iraniano vence e brasileiro Ônibus 174 também é premiado

Sexta, 01 de novembro de 2002, 07h11

O cinema documental brasileiro Ônibus 174, de José Padilha, foi um dos principais vencedores da 26ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema em São Paulo que terminou ontem à noite.

» Saiba tudo sobre a 26ª Mostra

O filme Exílio no Iraque, do iraniano Bahman Ghobadi, venceu a 26ª Mostra BR de Cinema, como melhor longa-metragem. A decisão do júri oficial foi anunciada ontem à noite no Unibanco Arteplex, em São Paulo.

O júri concedeu ainda um prêmio especial para o ator Lázaro Ramos por sua "vigorosa interpretação" do personagem Madame Satã, no filme homônimo, do brasileiro Karin Ainouz.

Na votação popular, o prêmio de melhor longa-metragem ficou com o brasileiro Cama de Gato, de Alexandre Stockler. O Filho da Noiva, do argentino Juan Jose Campanella, foi eleito o melhor filme estrangeiro na opinião do público.

Na categoria documentário, Jogando Boliche por Columbine, de Michael Moore, levou o primeiro lugar, segundo o público. Esperando o Próximo, do francês Philippe Orreindy, levou o prêmio como melhor curta-metragem.

Na votação da crítica, foi concedido o prêmio para o documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho, e para o longa-metragem foi para Kedma, do israelense Amos Gitai.

Japon, do mexicano Carlos Reygadas, recebeu o prêmio de menção especial da crítica.

A organização da 26ª Mostra BR de Cinema concedeu um prêmio especial ao diretor russo Aleksander Sokuroz pelo conjunto de sua obra.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade