Cinco filmes brasileiros serão exibidos na 43ª edição do Festival de Cinema da caribenha cidade colombiana de Cartagena, na qual se fará uma homenagem ao ator e cineasta inglês Charles Chaplin. A fita colombiana La primera noche vai inaugurar amanhã o festival.Entre os filmes que vão competir estão o brasileiro Uma vida em segredo de Suzana Amaral; o hispano-argentino Historias mínimas, de Carlos Soríneto; o cubano Nada, de Juan Carlos Cremata; o chileno-francês El Leyton, de Gonzalo Justiniano, e o espanhol A mi madre le gustan las mujeres, de Inés París e Daniela Fejermán.
Também competirão o mexicano Tiempo real, de Fabrizio Prada; o hispano-peruano El forastero, de Federico García; Corazón de fuego, de Diego Arzuaga (Uruguai-Argentina); Borrón y cuenta nueva, de Henrique Lazo (Venezuela), La ascensión del Chimborazo, de Rainer Simon (Alemanha) e La duda de Voltaire, de Abdel Kechiche (França).
O evento vai homenagear Charles Chaplin (1889-1977), incluindo conversações sobre sua obra e a apresentação de vários de seus filmes, alguns pouco conhecidos e que foram cedidos especialmente pela família do diretor, cuja filha, Jane, vai presidir o júri do festival.
Além de Jane Chaplin, o júri, que outorgará a estatueta India Catalina de Oro, é integrado pelo diretor alemão Rainer Simon; pela secretária executiva do Convenio Andrés Bello, Ana Milena Escobar; pelo escritor colombiano Oscar Collazos e pelo poeta local William Ospina.
O festival termina no dia 7 de março.