O cineasta Rob Marshall recebeu na madrugada deste domingo com o prêmio principal da Sociedade de Diretores dos EUA por seu trabalho na comédia musical Chicago, e se sobrepôs aos experientes Martin Scorsese e Roman Polanski. Em 55 anos, desde que a sociedade começou a entregar seus prêmios, foram apenas cinco as ocasiões em que o ganhador do prêmio principal não levou depoiso Oscar de melhor diretor.
Marshall, 42 anos, se mostrou surpreendido com o prêmio. "É algo que não esperava", disse ao deixar o palco. O diretor já havia ganhado o Tony, ao melhor do teatro, onde trabalhou como diretor e coreógrafo.
Chicago encabeça as listas de concorrentes ao Oscar deste ano com 13 indicações, incluindoa de melhor filme. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 23 de março.
Embora Gangues de Nova York tenha perdido o prêmio do Sociedade dos Diretores para Chicago, Scorsese ganhou um galardão da Sociedade, como reconhecimento por sua carreira.
Scorsese, 60 anos, nunca ganhou o prêmio da SOciedade, apesar de já ter sido postulado em quatro ocasiões. Também nunca foi premiado com o Oscar.
Entre os nominados ao prêmio dos Diretores este anos figurava Polanki, por O Pianista, a história de um músico polaco que foge da invasão nazista.
Os outros aspirantesao prêmio principal da Sociedade eram Stephen Daldry, por As Horas, e Peter Jackson, por O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.
Todos, exceto Jackson, estão indicados para o Oscar de melhor diretor. O espanhol Pedro Almodóvar completa a lista com o filme Fale Com Ela.