Um dos mendigos que aparece no vídeo Bumfights, com imagens de brigas entre sem-teto, levou aos tribunais os produtores da fita, sob a alegação de que nunca autorizou sua participação na produção.O vídeo Bumfights, que tem uma hora de duração e que é vendido na internet, é uma repulsiva mostra de sangrentas brigas entre mendigos dos EUA.
Um deles, Peter LaForte, de 31 anos, entrou com uma ação num tribunal de San Diego (Califórnia), argumentando que os produtores violaram o seu direito à privacidade e que havia sofrido "humilhações e medo constantes" por causa desta filmagem.
LaForte disse que os quatro produtores pagaram uma mulher de mais de 125 quilos para o agredisse no lavatório de uma praia há dois anos.
Esta briga é a primeira mostrada no vídeo, que também exibe um mendigo tirando um dente com um alicate e dando cabeçadas contra uma porta de aço.
Um dos apresentadores mais polêmicos e criticados da rádio e da televisão americanas, Howard Stern, se encarregou de promover este vídeo, cuja divulgação foi inclusive objeto de denúncia no Congresso do país.
Apesar da crueldade e do mal gosto das imagens, mais de 300.000 cópias do vídeo, que custa 20 dólares, já foram vendidas.
O advogado de LaForte argumentou na ação que os produtores não deveriam lucrar em cima da má conduta de seu cliente. Além disso, contou que o sem-teto quer uma indenização, cujo valor não especificou.
Por sua vez, o advogado dos quatro produtores disse que a ação "não chegará a parte alguma" quando "o outro lado da história" for conhecido.
Em janeiro, um pequeno tribunal decidiu que não havia provas suficientes para processá-los.