Os filmes As Horas e Bowling for Columbine foram os vencedores neste sábado dos prêmios do Sindicato de Roteiristas de Los Angeles.A vitória de Bowling for Columbine, que deu a Michael Moore o prêmio de Melhor Roteiro Original, é o primeiro que o sindicato de escritores concede a um documentário.
As Horas, a adaptação de David Hare do romance de mesmo título, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.
Bowling for Columbine é candidato ao Oscar de melhor documentário na entrega dos prêmios da Academia de Hollywood no próximo dia 23, e As Horas aspira, entre outras, às estatuetas de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Muitos dos roteiristas que se inclinaram hoje por ambos os filmes, também votam nos prêmios da Academia o que pode ser uma indicação prévia de favoritismo.
Os vencedores na edição do ano passado dos prêmios do sindicato, o britânico Julian Fellowes por Assassinato em Gosford Park e Akiva Goldman por Uma mente brilhante, ganharam também poucos dias depois o Oscar de Melhor Roteiro, original e adaptado, respectivamente.
Nos prêmios de hoje, o roteiro de As Horas derrotou os de filmes como Chicago, As Confissões de Schmidt ou Um Grande Garoto, enquanto que Bowling for Columbine superou Casamento Grego, Longe do Paraíso, Gangues de Nova York e Voltando a Viver.