Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


What Dreams May Come

What Dreams May Come tem um pouco de tudo. Tem Robin Williams como um cara bom como em Good Will Hunting, tem imagens geradas por computador que fazem lembrar belos jardins que Monet se inspirava para pintar, tem um pouco de aventura , que e um misto do inferno de Dante e Indiana Jones. Mas o filme é ruim.

Ele não funciona porque é prevísivel, a gente sempre sabe o que vai acontecer na próxima cena. Chris (Williams) e Annie (Sciorra) se apaixonam. Ele é medico, ela artista plástica, eles têm dois filhos, um menino e uma menina. Os filhos morrem, o marido morre, ela se suicida, e eles se encontram em algum outro lugar que nós mortais não conhecemos.

Os diálogos são chatíssimos, sem nenhum senso de humor, e não ajudam a mover a história. A única linha que nos faz rir é quando Chris e Annie se encontram no inferno ou paraíso, e resolvem voltar para a Terra e começar tudo de novo. Ela tem dúvidas se eles vão se encontrar e ele diz: "Se eu te encontrei no inferno, acho que posso te encontrar em Jersey", que é, sem querer ofender ninguém, para Nova Iorque o que Novo Hamburgo é para Porto Alegre.

A única cena que quase me arrancou lágrimas foi quando Chris (Williams) faz um discurso no funeral de seus filhos, falando de que ele nunca terá a chance de ver o seu filho com 25 anos, sendo um homem exemplar que as mulheres querem estar perto.

Para um filme ser bom ele tem que satisfazer tanto na parte técnica como na história. Este filme, além de ter uma fotografia bonita, tem inovações técnicas que produzem efeitos belíssimos. Quando Chris morre e vai para o paraíso ele está num jardim que é uma imagem gerada por computador e é, ao mesmo tempo, uma pintura.

Desta forma Chris pode pintar o seu próprio quadro. Quando ele vai ao inferno de Dante há outra imagem forte, mas não tão otimista, de um pugatório. É uma mistura de animação e atuação antes vista em Roger Rabbit.

Na hora de decidir o filme nós tínhamos três opções, Ladrão de Bicicleta de Vitorio de Sica, um filme neo-realista Italiano de 1948, muito triste; Antz, um novo filme de Eric Darnell todo feito com animação computadorizada, com as vozes de Woody Allen, Gene Hackman, Sylvester Stallone, Sharon Stone e Christopher Walken; e What Dreams May Come, que foi uma tentativa fracassada de ser tão triste e sentimental como Ladrão de Bicicleta, e tão artístico quanto Antz.

Onde quer que Dante e Monet estejam, se eles tiverem acesso a cinema, creio que concordarão que o filme não faz justiça às obras que o inspiraram.

What Dreams May Come, EUA, 1998. De Vincent Ward. Com Robin Williams, Cuba Gooding Jr., Annabella Sciorra, Max von Sydow e outros.

Bárbara Kruchin é artista plástica e aficcionada por cinema. Ela é brasileira, mas mora em Nova York desde 1991, onde cursou a School of Visual Arts.

Índice de colunas.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.