Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


DÊ SUA OPINIÃO (OU CALE-SE PARA SEMPRE)

Uma das características mais legais da Internet é que ela permite a interação entre quem emite a mensagem e quem recebe.

Nesse tempo em que escrevi críticas aqui no ZAZ, chegaram dezenas de mensagens de leitores discordando ou concordando, xingando ou elogiando, acrescentando ou corrigindo, enfim, participando da análise dessa obra sempre complexa e subjetiva que é um filme.

O melhor exemplo dessa interação foi a saraivada de impropérios que recebi pela minha opinião sobre Arquivo X. Eu gostei dessa briga, porque aprendi um pouco mais sobre o que faz as pessoas irem ao cinema e sobre como as pessoas gostam de defender seus filmes prediletos.

Então surgiu a idéia de transformar essa briga saudável - e potencialmente criativa - num canal permanente de contato, abrindo aos leitores um espaço para suas opiniões, democrática e livremente.

É claro que vou selecionar as mensagens, sintetizá-las, editá-las e censurá-las (assim, só usem os palavrões já sancionados pela mídia), mas tentarei manter a essência de cada uma. E responderei na mesma moeda. Respeitosamente. Respeito não significa concordância, muito menos submissão. Resumindo, vale tudo, menos baixaria.

COMO PARTICIPAR

1) Leia a coluna: o texto é publicado na terça-feira. Veja a coluna desta semana.

2) Escreva um e-mail: até segunda-feira da semana seguinte, os leitores podem mandar mensagens (sobre o filme ou sobre a crítica) direto para o colunista, através do endereço gerba@zaz.com.br.

3) Resposta do Gerbase: na terça, publicamos um adendo à coluna, com as colaborações dos leitores, comentadas e respondidas.

É tudo muito simples. Quem quiser usar pseudônimo, à vontade, contanto que a mensagem não seja anônima (ou seja: seu nome não será publicado, mas o autor do texto é responsável por ele).

E quem quiser escrever bobagem, que escreva à vontade. Se não chegar nada mais interessante, publico as bobagens mesmo. Mas atenção: não há qualquer garantia de que as mensagens enviadas sejam publicadas. Para isso, existe o Fórum, em que não há mediação alguma e os textos são publicados automaticamente.

Vamos lá, pessoal. Agora não me deixem na mão. Vão ao cinema, leiam sobre cinema e escrevam sobre cinema. É quase tão bom quanto ver um filme bom. E é ótimo se vingar de um filme ruim (ou de um crítico meio cego).

Leia a coluna desta semana e participe!

Carlos Gerbase é jornalista e trabalha na área audiovisual, como roteirista e diretor. Já escreveu duas novelas para o ZAZ (A gente ainda nem começou e Fausto) e atualmente prepara o seu terceiro longa-metragem para cinema, chamado "Tolerância".

Índice de colunas.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.