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CARTAS DO REICHENBOMBER - Opus 35

Enfim, o resultado da enquete de filmes perturbadores e torpes

Aos leitores que estão descobrindo agora esta coluna semanal, informamos que no Opus 19 (e seu adendo) lançamos a idéia de levantar com os leitores quais foram os filmes deflagradores que, ao subverterem conceitos confortáveis, nos fizeram gostar ainda mais do cinema e da vida, que, ao incomodarem as nossas certezas, aperfeiçoaram de alguma forma a nossa visão do mundo; em suma, filmes subversores e/ou transgressivos que nos afetaram emocional, afetiva e existencialmente.

Por outro lado, como que separando o joio do trigo, a enquete propôs imaginar também, ao contrário dos anteriores, filmes nefastos que, no conceito do leitor, influenciam negativamente quem os assiste, caça-níqueis despudorados que desprezam o ser humano, que incitam a barbárie, o preconceito racial, e/ou difundem ideologias espúrias.

Em resumo, amigos e leitores fiéis responderam a estas duas questões

1. PERTURBADORES - Quais foram os filmes mais incômodos e provocadores, que mexeram com o seu modo de enxergar o mundo?

2. IGNÓBEIS - Quais foram os filmes mais repulsivos e degradantes que você viu na vida?


Cena de "Sombras", de Phillippe Grandrieux

Como prevíamos, alguns filmes aparecem nas duas listas. Mas um, em especial, chama a atenção. Trata-se de SOMBRAS de Phillippe Grandrieux, filme recente exibido em 99 e, se não estou enganado, somente nos festivais de São Paulo e Rio de Janeiro. Não sei se alguma distribuidora independente adquiriu os direitos para exibição comercial no Brasil; de qualquer maneira, fica aí a indicação. Obras que polarizam tão radicalmente a opinião costumam ser ases de espada nos borderôs.


Leon Cakoff já está divulgando o lançamento de SWEET MOVIE de Dusan Makavejev, o primeiro da minha lista pessoal de perturbadores; voto solitário, devido às raríssimas exibições promovidas em São Paulo. Cópia nova, legendada em português (do Brasil), essa ode desesperada à anarquia é um marco do cinema livre; quem perder é mulher do padre!




PERTURBADORES


01. SALÔ, ou OS 120 DIAS DE SODOMA - de Pier Paolo Pasolini - Itália






02. CRASH - de David Cronemberg - Canadá






03. LARANJA MECÂNICA - de Stanley Kubrick - Inglaterra







04. UN CHIEN ANDALOU (Um Cão Andaluz) - de Luis Buñuel e Salvador Dali - França

O INQUILINO - de Roman Polanski - França/Inglaterra

05. LIMITE - de Mario Peixoto - Brasil

OS IDIOTAS - de Lars Von Trier - Dinamarca

A ESTRADA PERDIDA - de David Lynch - EUA



06. FREAKS - de Tod Browning




L´AGE D´OR
- de Luis Buñuel e Salvador Dali - França

O BEBE DE ROSEMARY - de Roman Polanski - EUA

07.GÊMEOS, MÓRBIDA SEMELHANÇA - de David Cronemberg - Canadá

STROSZEK - de Werner Herzog - Alemanha

08. SOMBRAS - de Phillippe Grandrieux - França

GRITOS E SUSSURROS - de Ingmar Bergman - Suécia

NÃO MATARÁS - de Krystoff Kieslovski - Polônia

09. TERRA EM TRANSE - de Glauber Rocha - Brasil

O SOM, OU O TRATADO DA HARMONIA - de Arthur Omar - Brasil



OS PÁSSAROS
- de Alfred Hitchcock - EUA







HENRY, RETRATO DE UM ASSASSINO
- de John McNaughton - EUA


10. SANTA SANGRE - de Alejandro Jodorovski - México

EU SOU O SENHOR SEU DEUS - (Primeiro Episódio de DECÁLOGO) - Krystoff Kieslovski - Polônia

WALKABOUT - Nicholas Roeg - Austrália

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA - de Tobe Hooper - EUA



TAXI DRIVER
- de Martin Scorsese - EUA




MORTE À FERA
- de Eizo Sugawa - Japão

À guisa de informação, SALÔ, ou OS 120 DIAS DE SODOMA recebeu 15 votos e os filmes que aparecem em décimo lugar receberam dois votos.

TORPES e IGNÓBEIS



01. ASSASSINOS POR NATUREZA - de Oliver Stone - EUA




02. FACES DA MORTE (a série) - de Conan Le Cilaire - EUA



03. FOME ANIMAL - de Peter Jackson - Nova Zelândia



04. CANIBAL HOLOCAUSTO - de Ruggero Deodato - Itália

05. O BEBE SANTO DE MACON - de Peter Grennaway - Inglaterra

06. SOMBRAS - de Phillippe Grandrieux - França

07. MAN BEHIND THE SUN - de Godfrey Ho - Hong Kong



08. NOVE SEMANAS E MEIA DE AMOR - de Adrian Lyne - EUA




09. SALÔ, ou OS 120 DIAS DE SODOMA - de Pier Paolo Pasolini - Itália

10. TROPAS ESTELARES - de Paulo Verhoeven - EUA

Os filmes inclusos nesta lista receberam no mínimo dois votos.

Cartas Ao Bomber

Resposta do apelo da coluna a Carlos Thomaz do Prado Lima Albornoz para o leitor Ricardo Roquete, de Goiânia:

"A Noite dos Mortos Vivos" foi lançada pelo menos duas vezes em vídeo no Brasil, primeiro pela VTI Video, depois pela Continental. Por mais que não seja tão fácil de achar quanto, por exemplo, "Independence Day (BLEARGH!!!)", pode ser achado com relativa facilidade nas revendas de fitas e em grandes locadoras (pelo menos nas de Porto Alegre). Acho que ainda está em catálogo pela Continental ...

Um desabafo:

Caro Reichenbach,

Nos últimos anos, estamos vendo o renascimento das produções nacionais. Morei os últimos 4 anos em Belo Horizonte, onde tive maior chance de escolha dos filmes, época em que pude assistir a alguns filmes nacionais e europeus, além de americanos alternativos. Porém, no começo deste ano, mudei para Uberlândia, onde todos os antigos cinemas viraram igrejas evangélicas ou estão fechados, sobrando apenas cinemas de Shoppings, que passam apenas americanos "enlatados".

Isso me fez refletir que está na hora dos cineastas brasileiros levantarem a bandeira da distribuição. Quem sabe formar uma cooperativa, que tenha cinemas em algumas cidades do país, para passarem os seus filmes. Talvez, com mais salas exibindo os filmes, a bilheteria não banca o seu custo; fazendo menos necessária a batalha por patrocínio.

Outra maneira seria "à brasileira", ou seja, conseguir uma lei que obrigasse as salas a passarem X% de filmes brasileiros ou latinos em suas programações. Nada contra os Shoppings, que aliás, têm salas muito mais confortáveis, mas sim contra sua programação.

O fato é que não dá mais para continuar a ver os mesmos diretores e as mesmas caras nos cinemas, sem opções.

Desse jeito, é melhor ver novela, mesmo.

Um abraço.

Paulo Henrique Ribeiro de Paiva - Uberlândia (MG)

Poderia explicar ao leitor que a tal lei de exibição obrigatória de filmes brasileiros existe, e que, embora assegurando um mínimo de dias por ano, não é cumprida e nem mesmo fiscalizada. Mas como resposta, prefiro reproduzir as palavras de um grande amigo da coluna para um pequeno grupo de cinéfilos que está tentando abrir uma sala alternativa em importante capital brasileira. Ou seja, existem apaixonados por cinema tentando criar espaços independentes mas acabam enfrentando dificuldades que escapam totalmente da vontade de quem faz filmes. A resposta em questão foi para uma lista de discussão e em cima da preocupação dos futuros abnegados com relação aos preços dos projetores 35 mm profissionais. Me apropriei dos generosos subsídios deste amigo e exibidor independente, pelo teor do depoimento pessoal e que, apesar do tom pessimista, pode servir de incentivo (e alerta) para outros bons aventureiros.

" Sou um pequeno exibidor, crescido no cineclubismo e também cheio da boa vontade, mas ... realmente é um sonho terrível e caro. Os equipamentos são muito caros e, exceto se você optar por "coisas" de vigésima categoria, à disposição no mercado, tem que se preparar para gastar uns bons trocados. É uma realidade extensiva da realidade do cinema brasileiro: tudo é importado, e o maledeto do governo taxa horrores estes equipamentos.

E não é somente o projetor: há também retificador/transformador, lâmpadas, torre, processador sonoro, amplificadores, caixas, equalizadores, etc, cadeiras, etc, tela, etc, etc...

Mas esse é só o começo, e a parte mais fácil. Depois é que começa o inferno, que é lidar com um mercado distribuidor que se constitui o mais duradouro e vergonhoso cartel instalado neste país, sob o comando das majors, há o monopólio dos grupos exibidores, há o fato dos pequenos exibidores não serem unidos, há o fato de que dizem que este país é capitalista, mas vive numa eterna hipocrisia, há a dificuldade de financiamentos para cinemas, há uma bagunça infeliz. Mas não desanime: há a qualidade de seu público que pode determinar a superação desta ridícula situação.

Mais objetivamente, (com relação aos projetores) você pode entrar em contato, em São Paulo, com Flávio Canteruccio, 0XX11-221-3932. Existe também a Centauro Cinematográfica, com o Luis, 0 XX 11 220-8055. Há também no Rio de Janeiro, mas não tenho contato.

Sorte e Muito Trabalho !

Marcos Valério Guimarães / Cine-Teatro Garoto

cinegaroto@escelsa.com.br

Prezado Reichenbach,

Concordo sempre com 99,73% do que você escreve ou pensa. Os 0,27% ficam por conta de certas afirmações suas tipo "Godardianos do Brasil, uni-vos! Conheçam os melhores sites dedicados ao maior homem de cinema em atividade no mundo."

Xiitismo isto de achar que existe um maior cineasta do mundo. E pior ainda quando lembramos que ele existe sim e é o Scorsese.

Enfim, que graça teria se a gente concordasse em tudo, hem?

Abração,

Nelson Rogério Alves

Prezado Carlos,

quando é que você vai publicar a lista definitiva dos filmes transgressores? Estou esperando. Desde já, obrigado, e um grande abraço.

Mateus do Prado Utzig

P.S.: este é o segundo e-mail que eu lhe envio, e nunca comento nada (no outro e-mail reclamei a ausência de sua coluna na semana do carnaval). O fato e que faz pouco tempo que eu comecei a assistir filmes de um modo mais analítico, e comecei a me interessar mais pelo assunto. Eu não quero falar bobagem, sem conhecimento de causa, portanto por enquanto eu estou apenas observando.

Indicações de Sites

Movie Review Query Engine. Site de pesquisa e endereço para colocar entre os favoritos. Você escolhe o filme e este site de busca vai atrás de textos críticos sobre ele.

https://www.mrqe.com/lookup

Filmsite. Outro ótimo endereço para pesquisa, sobre o melhor do cinema americano. Possui uma sessão espetacular com posters de todos os clássicos do cinema da matriz, acessíveis em JPG ao internauta cinéfilo. Inclui um quiz delicioso, que reproduzimos para o deleite do leitor. Adivinhe os filmes onde se destacam os seguintes diálogos:

1. "...Bond. James Bond."

2. "Of all the gin joints in all the towns in all the world, she walks into mine."

3. "Well, it's not the men in your life that counts, it's the life in your men."

4. "I'll be back."

5. "Would you be shocked if I put on something more comfortable?"

6. "Life is like a box of chocolates; you never know what you're gonna get."

7. "I could dance with you till the cows come home. On second thought, I'd rather dance with the cows when you came home."

8. "Frankly, my dear. I don't give a damn."

9. "You talkin' to me?"

10. "Gimme a whiskey, ginger ale on the side...and don't be stingy, baby."

Respostas no endereço abaixo:

https://www.filmsite.org/

Cinemazine. Site holandês de cinema, com versão em inglês. Na edição atual, texto de Pauline Kael sobre a atividade crítica. Um pequeno e discutível ensaio sobre um dos mais belos filmes do cinema, CINZAS QUE QUEIMAM (On Dangerous Ground) de Nicholas Ray.

https://www.cinemazine.com/

The Internet Movie Critic. Humor é que não falta neste endereço. A maneira de cotar os filmes é extremamente original. O novo filme de De Palma, MISSÃO À MARTE é cotado em um meteoro (de um máximo de cinco). THE WHOLE NINE YARDS, a mais nova comédia estrelada por Bruce Willis, é avaliada em três moscas. Chama a atenção neste site de crítica a nula importância que se dá aos diretores.

https://home.earthlink.net/~usondermann/

The Stranger. O nome diz tudo. Só podia ter saído de Seattle. Vale uma visita pelo contexto e pelas curiosas páginas sobre cinema. Leia a matéria sobre manipulação da informação na Web.

https://www.thestranger.com/current/index.html

Nitrato On Line. Ótimo zine de cinema, que na edição recente analisa os filmes exibidos no 25º Festival Internacional de Seattle. Um programa de dar água na boca. Visite a sessão dedicada a vídeos e DVDs raros, que podem ser adquiridos através do próprio endereço. Os títulos vão do mainstream ao cinema de Hong-Kong, México e raridades inglesas como o fenomenal IT HAPPENED HERE (66) de Kevin Brownlow

https://www.nitrateonline.com/1999/fsiff99-2.html


CARLOS REICHENBACH


Comentários, desgostos, bombas e coquetéis podem ser enviados para: reichenbach@zaz.com.br


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