|
CARTAS DO REICHENBOMBER - Opus 46 O Bomber errou feio, no opus anterior, o nome do belo curta de Nirton Venancio, O ÚLTIMO DIA DE SOL, por conta de um antigo (1961) filme de Robert Aldrich, com roteiro de Danton Trumbo e interpretado por Rock Hudson, Kirk Douglas e Dorothy Malone (The Last Sunset). Surpreendentemente, O ÚLTIMO DIA DE SOL não foi selecionado para Gramado 2.000, mas recebeu, com justiça, o prêmio da OCIC de melhor filme no Festival do Guarnicê, em São Luiz, Maranhão. Site Obrigatório Um dos elogios que se pode fazer às listas de melhores do ano é que elas servem primordialmente para massagear a nossa memória. Imagine-se então, um site totalmente dedicado às listas de experts sobre as inúmeras áreas específicas da literatura, música e cinema. É isso que propõe o novíssimo site O ESPECIALISTA. https://www.oespecialista.com.br/ O escriba colaborou com as relações de filmes essenciais da transgressão e os de viés libertário. A primeira constatação feita após consultar todas as demais listas foi a de que, curiosamente, tanto a música quanto a literatura acabam se sobressaindo, ou pelo subjetivismo ou pelas obviedades ululantes; por isso, gerando mais polêmica que o crivo fílmico. Pode-se questionar a ausência de um Fassbinder nas listas de cinema contemporâneo, mas é absurdo não encontrar PET SOUNDS entre as obras primas dos discos pop. Se por um lado é óbvio descobrir Machado de Assis (que poucos, como Gláuber Rocha, admitem, ou admitiam, não ser seu autor de cabeceira) numa relação dos livros primordiais da literatura nativa, é espantoso não encontrar CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA de Lúcio Cardoso em nenhuma lista. O site providencialmente abre espaço para todas as discordâncias, e é através desta discussão que pretende buscar o seu diferencial. Num momento em se fala tanto de conteúdo, O ESPECIALISTA veio para revolucionar uma forma de diálogo e/ou de discussão. Ezra Pound teria aplaudido a idéia. Como acho que música e literatura são irmãs gêmeas do cinema, aproveito para por mais lenha na fogueira e enumero (sem nenhuma concessão) os meus essenciais nestas áreas: Literatura Brasileira CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA - Lúcio Cardoso KUARUP - Antônio Callado QUASE MEMÓRIA - Carlos Heitor Cony VACA DE NARIZ SUTIL - Campos de Carvalho MEMÓRIAS DO CÁRCERE - Graciliano Ramos MENINO DO ENGENHO, DOIDINHO E BANGÜÊ - José Lins Do Rego BOM CRIOULO - Adolfo Caminha O AGRESSOR - Rosário Fusco A MORTE DA PORTA ESTANDARTE E OUTROS CONTOS - Aníbal Machado A NOITE NO ESPELHO - Heitor Marçal Maiores Poetas Brasileiros MURILO MENDES JORGE DE LIMA AUGUSTO DOS ANJOS SOUZÂNDRADE MÁRIO FAUSTINO Música Clássica NOCTURNES - de Claude Debussy TEMA PARA ANA MAGDALENA BACH - J. S. Bach FRAGMENTOS SINFÔNICOS PARA DAPHNE AND CHLOÉ - Maurice Ravel TEMA PARA SPARTACUS E PHRYGIA - Aram Katchaturian VALSA CHOPIN - CARNAVAL - Robert Schumann CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA SOBRE TEMAS BRASILEIROS - Heckel Tavares TEMA PARA UMA RAPSÓDIA DE PAGANINI - Rashmaninoff AVE MARIA - Franz Schubert INVERNO (AS QUATRO ESTAÇÕES) - Vivaldi ADÁGIO - Albinioni Discos de Música Pop THE BEACH BOYS TODAY - Beach Boys PET SOUNDS - Beach Boys RUBBER SOUL - The Beatles STORIES ACROSS BORDERS - Steve Jansen e Richard Barbieri REVÓLVER - The Beatles ARE YOU EXPERIENCED ? - Jimmy Hendrix LET IT BLEAD - Rolling Stones THE DARK SIDE OF THE MOON - Pink Floyd WOODSTOCK, A TRILHA - vários PICTURES IN A EXIBITION - Emerson, Lake and Palmer Canções do Pop Internacional SHE KNOWS ME TO WELL - The Beach Boys LOVE - John Lennon DON´T WORRY BABY - The Beach Boys A WHITE SHADE OF PEALE - Procol Harum IF I FELL - The Beatles I DOESN´T MADE FOR THIS TIME - The Beach Boys THE WALL - Pink Floyd SITTING ON THE DOCK OF THE BAY - Otis Redding TRY A LITTLE TERDERNESS - Three Dog Night e Otis Redding ONE NIGHT - Elvis Presley E, antes que me cobrem as listas da minha área específica, aí vão as que considero imprescindíveis: Melhores Filmes Estrangeiros DOIS DESTINOS (Cronaca Familiare) de Valério Zurlini (Itália) ORDET (A Palavra) de Carl Theodore Dreyer (Dinamarca) O DESPREZO (Le Mèpris) de Jean Luc Godard (França) M., O VAMPIRO DE DUSSELDORF de Fritz Lang (Alemanha) A MOÇA COM A VALISE (La Ragazza Com La Valiglia) de Valério Zurlini (Itália) SEGREDO DE UMA ESPOSA (Akai Satsui) de Shohei Imamura (Japão) A LEI DOS MARGINAIS (Underworld USA) de Samuel Fuller (EUA) INTENDENTE SANSHO de Kenji Mizogushi (Japão) CREPÚSCULO de G. Aravindan (Índia) PASSAGEIRO (PROFISSÃO REPÓRTER) de Michelangelo Antonioni (Itália) Melhores Filmes Brasileiros LIMITE de Mário Peixoto DEUS E DIABO NA TERRA DO SOL de Gláuber Rocha SÃO PAULO S. A. de Luís Sérgio Person MEMÓRIAS DO CÁRCERE de Nélson Pereira Dos Santos BAN BANG de Andréa Tonacci A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA de Roberto Santos RITUAL DOS SÁDICOS (ou O DESPERTAR DA BESTA) de José Mojica Marins O BANDIDO DA LUZ VERMELHA de Rogério Sganzerla FILME DEMÊNCIA de Carlos Reichenbach GANGA BRUTA de Humberto Mauro Jejum Fílmico Uma observação: há muito tempo que a programação de filmes novos não anda tão desinteressante. Há seis dias venho me mantendo "de molho" por conta dos excessos culinários da minha estadia em São Luiz, Maranhão. Após quatro anos livre das crises de Gota e bursite (me abstendo de qualquer alimento advindo do mar), fui acometido dos pequenos sintomas inicias da "doença dos gourmets". Rachaduras dolorosas na planta do pé, me forçaram à andar pouco, mas nada que obstruísse uma ou duas rápidas fugas às salas de cinema mais próximas. O problema é que não havia nada de importante para ser visto. Por isso, meu jejum fílmico, foi atenuado pela visão em vídeo de PLACE VENDÔME de Nicole Garcia. Extremamente bem filmado, à influência evidente de Chabrol e Truffaut, com uma interpretação excepcional de Catherine Deneuve (Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza), surpreendentemente bem coadjuvada pela bela Emanuelle Seigner, e uma notável ambientação do universo sofisticado dos grandes joalheiros, o filme decepciona em seu terço final por uma indefinição do gênero escolhido. O que poderia ter sido um "noir" magnífico, acaba derrapando na fatura feminista. Ou seja, o que é mérito em alguns momentos, a sóbria sensualidade do olhar feminino (Seigner filmada em sua nudez parcial e de costas é uma imagem digna de antologia), sucumbe ao racionalismo reticente que não se permite a ousadia de virar o jogo no desfecho. Fica-se imaginando o que teriam feito Fuller, Lang ou Zurlini, para encerrar uma trama tão bem concebida. Chabrol, pelo menos, teria tangenciado a ironia. De qualquer maneira, e sobretudo pelos inúmeros e elegantes travellings, PLACE VENDÔME é um filme que precisa ser visto. Por outro lado, o filme foi indicado para quase todos os prêmios Cesar (o Oscar francês) de 1999: melhor filme, melhor diretora, melhor atriz (Deneuve), Melhor Ator Coadjuvante (Bernard Fresson e Jacques Dutronc), Melhor Atriz Coadjuvante (Seigner), Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Cenário e Melhor Figurino. Embora não tenha ganho nenhum Cesar, as duas atrizes bem que o mereciam.
Há uma longa entrevista da diretora sobre o filme no site da revista Écran Noir: https://www.ecran-noir.com/entrevues/intng.htm A diretora e atriz Nicole Garcia possui um site próprio, ainda em construção: Indicações de Sites - Diretores IV
MARLON BRANDO https://www.best.com/~wcleere/ https://www.geocities.com/SoHo/Square/ https://takakura-ken.com/brando/index.html
CHARLES CHAPLIN https://puccamp.aleph.com.br/chaplin/ https://www.granavenida.com/charleschaplin/ https://www2.rantac.com.br/users/lazaro/chaplin.htm
https://usuarios.meridian.es/argen/Charles%20Chaplin.htm
RENÉ CLAIR https://www.info.unicaen.fr/herve/mae/ https://www.waterbearer.com/clair/clair.html https://www.checkout.com/movies/artist/filmography/0,7702,969016,00.html https://www.moma.org/docs/press/1998/fF_PO02,c7848,.htm
https://www.info.unicaen.fr/herve/mae/
https://members.aol.com/cinefilie/clouzot.htm https://www.info.unicaen.fr/herve/mae/cinema/ https://www.losman.com/clouzet.htm https://www.festival-cannes.fr/filmbase/vf/personnes/6/6946.html
https://www.d.umn.edu/~bjohns33/ https://www.empireonline.co.uk/features/ https://members.xoom.com/coens/index.html https://x-stream.fortunecity.com/fleetst/71/ https://oscarwatch.com/The_Directors/joelcoen.html
https://home.swipnet.se/~w-83238/violent/frames/cohen.html https://www.videoflicks.com/VF2/A104/1041041.ihtml https://www.borders.com/experts/horror/bio/cohen.html https://www.cinefantastico.com/cohen.htm
https://mrshowbiz.go.com/people/francisfordcoppola/ https://www.jgeoff.com/godfather/ https://film.tierranet.com/films/a.now/ https://members.xoom.com/ffcoppola/ https://www.canoe.ca/JamMoviesArtistsC/coppola_francisford.html
https://www.algonet.se/~krig/scorb.htm em alemão: sobre spaguetti-western e Corbucci: https://www.lfvw.com/eurowestern.htm https://www.jayboy.demon.co.uk/bloodandguts.htm https://www.badazzmofo.com/WESTERNS.HTML https://hail.icestorm.com/helltimate/django.html https://www.vidjunkie.com/spag.htm
https://home.swipnet.se/~w-83238/violent/frames/f_dileo.html
CARLOS REICHENBACH
|
||||||||
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
|