O épico chinês O Tigre e o Dragão levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.O diretor taiuanês Ang Lee subiu ao palco do Shrine Auditorium para receber a estatueta. Em seu discurso, ele agradeceu à Academia pelo reconhecimento, os estúdios, o elenco do filme, seus amigos e familiares em Taiwan e todas as pessoas na China que tornaram a filmagem possível.
O filme, falado em mandarim e cujo elenco conta com Chow Fat e Michelle Yeoh, bateu o recorde de 100 milhões de dólares em bilheteria nos EUA para um filme falado em não-inglês.
Com trilha composta pelo chinês Tan Dun, o filme mescla instrumentos tradicionais chineses a ocidentais. Na cerimônia, a canção foi apresentada pelo aclamado violoncelista Yo-Yo Ma.
O chinês Peter Pau foi quem assinou a fotografia de O Tigre e o Dragão.
No drama de Ang Lee, Pau quis recriar o estilo das tradicionais aquarelas chinesas, disse ele a repórteres nos bastidores do Shrine Auditorium, onde foi celebrada a cerimônia de entrega dos Oscar.
"Ang Lee me disse 'Peter, vou dirigir uma história de amor'. Então, quis torná-la mais autêntica e próxima das pinturas chinesas antigas", afirmou.
Pau, um dos mais importantes cinematógrafos de Hong Kong, já trabalhou com diretores como John Woo e Tsui Hark.
Confira:
» Galeria de fotos dos vencedores
» Fotos da moda e dos famosos
» Fotos da queridinha de Hollywood Julia Roberts