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Sexta, 15 de março de 2002, 13h40

 

O mercado pode estar saturado com tantas premiações, mas o glamour do Oscar ainda gera muita curiosidade. Faltam poucos dias para a maior festa do cinema e a movimentação é grande de Los Angeles a Nova York. Uma pesada agenda de festas está programada para a próxima semana, enquanto estilistas e produtoras de moda preparam as roupas para os variados eventos. Enquanto isso, os indicados recebem uma enxurrada de presentes de empresas que querem se promover às custas da premiação.

A série de festas em Los Angeles, na verdade, já começou com o Globo de Ouro, em janeiro, mas vem esquentando cada vez mais nos últimos dias. Na quinta-feira, a coisa fica mais séria, com a abertura da exposição de Julian Schnabel na Gagosian Gallery, em Beverly Hills (uma outra mostra do pintor e diretor de cinema reuniu ontem, em Nova York, uma lista infindável de nomes como Donatella Versace, Donna Karan e Jennifer Jason Leigh).

Na sexta-feira, um dos agentes mais poderosos de Hollywood faz um exclusivíssimo jantar anual em que a imprensa não é convidada. No dia seguinte, é a vez de Barry Diller receber várias gerações de estrelas em sua fazenda na região de Coldwater Canyon. Horas mais tarde, o chefão da Miramax, Harvey Weinstein, dá uma festa no horário do happy hour no Mondrian Hotel em que as estrelas do estúdio interpretam umas às outras. A noite que antecede o Oscar é quando acontecem as festas individuais de cada estúdio que tem produções indicadas ao Oscar de melhor filme.

No domingo, depois da cerimônia, uma das festas mais concorridas é o tradicional baile da Vanity Fair no Beverly Hills Hotel, logo após um jantar no badalado restaurante Mortons. A festa é tão procurada na cidade que todos os anos, em janeiro e fevereiro, o hotel começa a receber uma enxurrada de currículos – de pessoas que querem trabalhar no local para tentar ir ao evento. Também fazem suas festas anuais Elton John, a Paramount e a Miramax.

Mas quem estiver em Nova York também vai poder decidir entre pelo menos dois grandes eventos. A tradicional festa da revista Entertainment Weekly acontece novamente no restaurante Elaine’s, enquanto a Mercedez Benz patrocina outra no TriBeCa Grand Hotel, supostamente mais “descolada”.

O maior erro da temporada, claro, é chegar em Los Angeles em cima da hora sem nada para vestir. Todos os anos as melhores lojas sofrem uma limpa de produtos, que são vendidos ou emprestados para as estrelas, mas também para os milhares de pessoas que estão trabalhando em escalões menos nobres da indústria ou tentando furar alguns dos eventos. Até os smokings para alugar são difíceis de achar – enquanto personal shoppers e representantes das grifes mais famosas voam à pressas de Nova York e Paris com novos itens. As marcas mais concorridas chegam a montar show-rooms temporários para comandar a operação.

E uma grande dose de curiosidade gira em torno dos presentes que os concorrentes ao Oscar e outros vips estão recebendo. Como se a indicação em si não fosse o equivalente a um aumento de salário, a Victoria’s Secret resolveu presentear as estrelas que disputam a estatueta de melhor atriz com um sutiã com tiras de fio de ouro e 22 diamantes de 14 quilates, no valor de US$ 5 mil. Todos os atores e diretores recebem também da Motorola um novo modelo de telefone celular, o V70, que ainda não chegou ao mercado.

As atrizes também vão receber um vale-spa da Estée Lauder no valor de US$ 10 mil (haja Botox!) e todas as mulheres ainda vão ter de mandar seus assistentes carregaram outros vários milhares de dólares em produtos de beleza de marcas como Maria Magdalena, Trish McEvoy e Valerie Sarnelle. Só a marca La Mer vai dar para vários vips potinhos de um crème “milagroso” que custam US$ 1 mil cada. A lista de agraciados inclui “bicões do Oscar”, como Britney Spears, Sarah Jessica Parker e o top maquiador Kevyn Aucoin.

Renée Zellweger, Susan Sarandon, Tim Robbins e Michael J. Fox, entre outros, já ganharam um mimo extra, que pode ser usado na própria festa. Trata-se de um relógio de bolso produzido pela Links of London (espécie de Tiffany inglesa) e batizado de Oscar Decision, que traz a estatueta do Oscar na tampa e o nome das produções indicadas a melhor filme atrás.

Guto Barra / Planet Pop

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