Hollywood continua sua campanha na votação para o Oscar
Domingo, 17 de março de 2002, 10h41
Os membros da Academia estão concluindo suas votações para os Oscar, enquanto as estrelas e produtores de Hollywood jogam seus últimos trunfos na batalha de último momento para ganhar os corações e as mentes dos eleitores. Na reta final da corrida para os prêmios Oscar, em meio a denúncias de jogo sujo e de truques desenestos por parte dos estúdios, que desejam a vitória de seus filmes indicados, os executivos de Tinseltown estão nervosos. "É uma verdadeira campanha frenética", disse o autor dos Oscar, Tom O'Neil. "É a clássica luta pelos Oscar, na qual até as estrelas mais discretas aparecem beijando bebês do longo do Hollywood BOulevard", acrescentou. Quando a corrida dos Oscar está chegando ao fim, já que terça-feira é a data limite para que os 5.739 membros da Academia entreguem seus votos, as estrelas fazem seu último esforço. Os indicados e aqueles pessoas ligadas aos filmes em concorrência têm aparecido até nos programas de rádio e de televisão mais desconhecidos, fazendo sua própria campanha em favor de seus respectivos filmes. "Vou aonde me dizem", declarou o veterano diretor Robert Altman, cujo filme Gosford Park está indicado para o melhor filme, acrescentando que a concorrência é muito dura e que todos precisam sair para promover suas criações. "Um filme como Gosford Park, que contou com um orçamento muito pequeno, possivelmente não poderá competir no mercado com os filmes maiores. Por isso, como atores temos a responsabilidade de levar as pessoas para as salas de projeção", disse Helen Mirren, indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Inclusive Tom Wilkinson, indicado para melhor ator coadjuvante, que rejeita as campanhas publicitárias, tem de sair em campo para se fazer conhecido. "Gostaria de não fazer isso, mas não posso evitar a campanha", acrescentou. Por sua parte, os estúdios gastaram em torno de 60 milhões de dólares na publicidade dos seus indicados para a cerimônia do próximo dia 24, quase 20% a mais do que no ano passado, segundo as estimativas da indústria. O frenesi evidencia que os Oscar não somente são uma honra para os premiados, mas um enorme negócio. A venda de ingressos de um filme pode aumentar significativamente com o reconhecimento dos Oscar, como demonstrou Beleza Americana, ganhador do melhor filme em 2000, cujas vendas aumentaram 35% após sua indicação e mais 26% depois de sua vitória.
AFP
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