Cinema Oscar 2002
Capa
Indicados
Notícias
Fotos
Trailers
História
Cerimônia
Prêmio Honorário
Sites relacionados
Oscar 2001
Cinema
Globo de Ouro
Notícias

Quarta, 20 de março de 2002, 08h57

 

Ele não foi indicado para nenhum prêmio de melhor ator, como Russell Crowe ou Will Smith. Mas, na noite do Oscar, Rick Rosas talvez seja o homem mais nervoso de Hollywood.

Os votos para o Oscar, o prêmio mais importante do cinema, deveriam chegar até a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na terça-feira. A partir desse momento, ficam nas mãos de Rosas.

"Sou contador fiscal", afirmou ele. "Não quero soar como Jimmy Stewart, mas sou apenas um simples contador fiscal que se vê em circunstâncias extraordinárias."

Entre a noite de terça-feira e a noite do domingo, Rosas e Greg Garrison, ambos da empresa de contabilidade PricewaterhouseCoopers, podem ser descritos como os homens mais importantes de Hollywood, mais do que um magnata da mídia como Michael Eisner ou um mega-astro como Denzel Washington.

Rosas e Garrison são os dois indicados para contar os votos finais do Oscar, calcular os vencedores em cada categoria e manter a informação em segredo até a noite da premiação. E esse não é um segredo fácil de guardar.

Os estúdios de cinema estão gastando milhões de dólares para fazer campanha por seus atores e filmes. Corretores de Las Vegas estão aceitando apostas sobre os resultados, e milhares de bolões feitos para o Oscar dependem daquilo que Rosas sabe.

Garrison já cumpriu esse dever antes, tendo convivido nos bastidores do Oscar com Susan Sarandon, Pierce Brosnan e Ben Affleck. Para Rick Rosas, porém, esta será a primeira vez.

Quando termina o prazo final para o recebimento dos votos, Rosas, Garrison e alguns de seus funcionários se trancam numa sala, abrem as cédulas, verificam sua autenticidade e fazem as contas finais.

Apenas Rosas e Garrison conhecem a contagem final, e cada um deles terá que decorar todos os vencedores, caso um envelope desapareça ou um deles não consiga chegar à cerimônia.

Mas isso raramente acontece. Os organizadores do Oscar não arriscam: fornecem limusines, motoristas e guarda-costas separados para cada contador, para garantir que cheguem separadamente e em segurança. É um tratamento digno de verdadeiros astros de Hollywood.

Reuters

Mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade