Cinema Oscar 2002
Capa
Indicados
Notícias
Fotos
Trailers
História
Cerimônia
Prêmio Honorário
Sites relacionados
Oscar 2001
Cinema
Globo de Ouro
Notícias

Segunda, 25 de março de 2002, 18h43

 

Em uma rara demonstração de unidade em um país etnicamente dividido, a Bósnia celebrou na segunda-feira o Oscar do diretor Danis Tanovic, vencedor na categoria melhor filme estrangeiro, com Terra de Ninguém.

Nascidos nas regiões croata e sérvia do país, gente comum, políticos e cineastas disseram que pelo menos desta vez havia uma razão para todos comemoraram juntos, depois da guerra devastadora que atingiu o país entre 1992 e 1995.

O ministro das Relações Exteriores, Zlatko Lagumdzija, disse que o sucesso de Tanovic projeta uma nova imagem da Bósnia, "não de uma país de problemas, mas de um país que tem futuro, porque tem um povo talentoso e determinado".

"A coroa desse sucesso é o Oscar, e Tanovic mostrou com seu exemplo que a determinação e o talento nunca perdem uma batalha", disse o ministro.

O filme do diretor de Sarajevo radicado em Paris é uma tragicomédia sobre três soldados -- dois sérvios e um muçulmano -- presos em uma trincheira aberta durante a guerra.

"Fiquei tão feliz com o Oscar", disse o taxista Mevludin Rakic, em um dia de neve na capital. "Especialmente porque Tanovic disse que este é um Oscar para a Bósnia também".

Na Universidade de Sarajevo, onde Tanovic se formou, professores e colegas estavam felizes com a vitória.

"A única coisa que posso dizer é: Obrigado, Danis", disse Srdjan Vuletic, ex-colega de Tanovic, depois de uma modesta festa pelo Oscar na escola.

Reuters

Mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade